Começou a vazante no Rio Negro

25-06aguaManaus – Após a quinta maior enchente da história do Rio Negro, em Manaus, o período de vazante, como tradicionalmente ocorre na segunda quinzena de junho, já começou e as águas iniciam vagarosamente a sua descida,  a partir de agosto o processo deverá ser intensificado.
A informação foi do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Após atingir o ápice em junho deste ano, com 29,48m, o rio apresentou a primeira queda de nível em nove meses, de um centímetro, de segunda-feira (23) para esta terça-feira (24). Para o órgão que acompanha o nível do rio, o decréscimo significa o início do processo de vazante do Rio Negro. A cheia deste ano foi a quinta maior registrada na capital.

O superintendente do CPRM, Marco Antônio de Oliveira, informou que o processo é reflexo de uma atividade climática na região. “Quase todas as estações dos rios Solimões e Amazonas já estão em processo de vazante. Dificilmente, vamos ver alguma elevação a partir de agora”, explicou.

A cheia deste ano ficou pouco menos de 40 cm abaixo da cheia histórica de 2012, quando alcançou 29,97m. Com as inundações, Manaus, decretou situação de emergência ainda em maio. Pelo menos 14 bairros da área central da cidade foram afetados pela cheia.

Interior

Sobre outros municípios que enfrentaram problemas sérios por conta da cheia – como Humaitá e Boca do Acre -, o superintendente informou que é possível dizer que estão em “franca vazante”.

“Humaitá, por exemplo já saiu da cota de emergência. Municípios do Alto Purus e da calha dos Rios Solimões e Amazonas também já apresentam melhorias que devem ser aprimoradas nos próximos meses”, disse.

Amazonianarede – CPRM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.