Começa montagem das peças metálicas da cobertura da Arena da Amazônia

Manaus – Começou nesta semana, a soldagem das primeiras peças da cobertura metálica da Arena da Amazônia. Inicialmente as estruturas serão montadas no solo e depois içadas e fixadas nas bases de concreto, formando a fachada e cobertura do estádio. Cada módulo que será içado tem forma de um “X” e chega apesar até 70 toneladas.

No novo Estádio da Colina, um dos Campos Oficiais de Treinamento (COTs) que está sendo construído para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, as obras estão em ritmo acelerado com a concretagem das primeiras arquibancadas e continuação dos trabalhos de fundações. A demolição do que restava do antigo estádio já foi concluída.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto, a previsão é que os primeiros módulos da cobertura sejam içados na próxima segunda-feira, dia 10 de junho. “O processo todo é complexo, pois as estruturas são grandes e pesadas e precisam ser milimetricamente montadas e soldadas antes de serem fixadas. Quando começarem a ser içadas, darão o formato do projeto arquitetônico que é inspirado e um cesto de palha”, explicou o coordenador. Ainda de acordo com ele, o navio com o segundo carregamento das peças tem previsão de sair de Portugal até o fim da próxima semana.

A fachada e cobertura da Arena da Amazônia são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante ao trançado de um cesto de palha indígena. O peso total de toda a estrutura metálica é de aproximadamente 6,67 mil toneladas. Atualmente, a Arena da Amazônia está 62% construída.

Obras aceleradas na Colina – As obras do Estádio Ismael Benigno, o Estádio da Colina, na zona centro-oeste de Manaus, estão 11% concluídas e a montagem dos degraus da arquibanda D, localizada ao lado esquerdo do portão de entrada, começou nesta semana.

Atualmente, cerca de 100 operários trabalham no canteiro de obras e avançam na colocação das estacas que servirão de apoio para construção dos pilares das futuras arquibancadas. Após esta fase, começa a montagem dos degraus e concretagem das estruturas. Ao todo, cerca de 40 pilares já foram erguidos.

Segundo Capobiango, as obras estão dentro do cronograma e a concretagem vai durar em torno de quatro meses. O novo estádio terá capacidade para 10,4 mil espectadores e terá sala de imprensa, vestiário, academia e setor médico, além de lanchonetes, bares e banheiros projetados para utilização pública. As obras do Estádio da Colina estão orçadas em R$ 21 milhões, com investimento do Ministério do Turismo, em contrapartida com o Governo do Amazonas. O estádio será entregue em dezembro deste ano.

(Agecom) 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.