Começa hoje a maior festa do folclore do norte do Brasil

Parintins, AM – Atraindo a atenção de milhares de turistas do mundo inteiro, o 48° Festival Folclórico de Parintins, será aberto a partir das 21h desta sexta-feira (28), com a apresentação do Boi Bumbá Garantido – o boi vermelho – seguido pelo Boi Bumbá Caprichoso – o boi azul.

Na noite de sábado (29) a ordem das apresentações se repete e no domingo (30), último dia da festa, o Caprichoso abre e o Garantido encerra o festival, de acordo com o sorteio oficial.

Novo Bumbódromo

O Governo do Amazonas concluiu a obra do novo Bumbódromo de Parintins e os espetáculos dos bumbás Garantido e Caprichoso, no dia 28 de junho, vão simbolizar a entrega do espaço para a população. De acordo com o governador Omar Aziz, a decisão de inaugurar o Centro Cultural Amazonino Mendes com o 48º Festival Folclórico de Parintins é o reconhecimento da importância que o festival representa para a abertura de novas oportunidades de desenvolvimento para o município.

“Quando planejamos o novo Bumbódromo foi para dar a maior festa popular do Amazonas a grandeza que ela merece. Nós sabemos da importância para a economia de Parintins da festa do boi-bumbá e sabemos que o quanto melhor estruturarmos o festival e recebermos os turistas maiores serão os ganhos para a economia da cidade”, disse Omar Aziz, ao destacar que o espaço vai trazer benefícios permanentes para a população da cidade com a oferta de cursos de artes e de capacitação, além de outros serviços públicos na área social.

“É uma obra útil para a população de Parintins. Agora vamos ter o museu dos bois, uma filarmônica, aulas do Cetam, uma programação que a Secretaria de Cultura vai assumir, além de ter diversos cursos de arte e qualificação para a população e atividades culturais. É uma obra importante do ponto de vista econômico e cultural para o nosso Estado”, pontuou.

Segurança

O Sistema de Segurança Pública do Amazonas instalou nesta quinta-feira, 27 de junho, em Parintins, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado que reúne mais de 20 órgãos das esferas municipal, estadual e federal, que irão atuar durante o 48º Festival Folclórico nas áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil, Fiscalização do Aeroporto e Porto Fluvial, Direitos Humanos, Justiça, Prevenção a Exploração Sexual de Crianças, Combate a Incêndio, tráfico de drogas e outros.

A instalação do GGI faz parte da Operação Parintins 2013, ação integrada que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.

Polêmica

A grande expectativa fica por conta das transmissões dos espetáculos pela televisão, uma vez que cada agremiação assinou um contrato de exclusividade, com duas emissoras diferentes. O resultado desta aposta será revelado logo mais, a partir das nove da noite.

(Amazonianarede) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.