Começa dia 28 a 7ª Conferência Estadual de Saúde com conselheiros da capital e do interior

O Conselho da 6ª reunião. em Manaus
O Conselho da 6ª reunião. em Manaus
O Conselho da 6ª reunião. em Manaus

Manaus – O Governo do Amazonas promove, no período de 28 a 30 deste mês, a 7ª Conferência Estadual de Saúde. O evento será realizado no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques e reunirá conselheiros de saúde de Manaus e dos 61 municípios do interior.

“Esse é um importante fórum de discussão das políticas públicas de saúde, durante o qual serão formuladas as propostas do estado para serem apresentadas na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em dezembro, em Brasília”, explica o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza.

A solenidade de abertura do evento será realizada às 19h do dia 28 de setembro. A conferência magna, cujo tema é a “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”, será proferida pelo médico infectologista Wilson Duarte Alecrim.

O secretário Pedro Elias explica que a etapa estadual da Conferência de Saúde ocorre após a realização dos fóruns municipais, que foram realizados entre os meses de abril e agosto deste ano. “Mesmo enfrentando a cheia dos rios, todos os municípios do interior conseguiram realizar suas conferências municipais e elaborar as propostas que serão apresentadas nesta etapa estadual”, explicou.

A estimativa é que 548 delegados participem da 7ª Conferência Estadual de Saúde, vindo tanto de Manaus quanto dos 61 municípios do interior.

Programação

Na terça-feira (29) a programação inicia às 8h30, com palestra do membro do Conselho Federal de Farmácia, Francisco Batista Júnior, que irá falar sobre o tema “Direito à saúde, garantia de acesso, participação social e atenção de qualidade”.

A programação segue com a palestra do diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde, Antônio Carlos Junior, que abordará a questão do “Financiamento do SUS, relação público-privado, gestão do SUS e modelos de atenção à saúde” e com a palestra “Reformas democráticas e populares do Estado”, que será proferida pelo membro do Conselho Nacional de Saúde, Abrahão Nunes da Silva.

Ainda na terça-feira, pela parte da tarde, serão realizados os trabalhos em grupo para formulação das propostas que serão debatidas, avaliadas e aprovadas para serem apresentadas na 14ª Conferência Nacional de Saúde.

O último dia da Conferência será destinado à discussão e aprovação das propostas e para a eleição dos delegados que irão representar o Amazonas na Conferência Nacional. “Nossa expectativa é enviar 76 delegados do Amazonas”, informa a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Liege Menezes.

Amazo0nianarede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.