Começa a campanha do Outubro Rosa no âmbito do Judiciário Estadual

Começa a campanha

 

Começa a campanha
Começa a campanha outubro rosa, no âmbito do judiciário amazonense

Amazonas – A campanha do “Outubro Rosa” no Poder Judiciário estadual foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (06), pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Ari Jorge Moutinho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli Lopes, na sede da Corte.

Serão desenvolvidas diversas atividades entre ações de saúde para servidores e a população, arrecadação de alimentos e de lenços que serão doados às entidades que atendem mulheres em tratamento contra o câncer, além de sensibilização junto aos servidores e visitantes dos Fóruns de Justiça da capital sobre o diagnóstico precoce e prevenção contra a doença.

“A intenção do presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, é de apoiar esse movimento, que é voltado para a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e que também destaca a necessidade das medidas de prevenção ao câncer de colo do útero, que tem alta incidência no Estado. Convidamos todos os nossos servidores, mulheres e homens, a participarem dessas atividades”, ressaltou o desembargador Ari Jorge Moutinho. Atualmente no TJAM, são 952 mulheres trabalhando na Corte, tanto na capital quanto no interior do Estado.

Essas atividades têm a coordenação do Setor Médico e do Serviço Social do TJAM e serão desenvolvidas ações de saúde e distribuição de material informativo com foco na prevenção no decorrer do mês de outubro.

No dia 20 de outubro, os servidores poderão participar de um “bate-papo” com o médico Edwin Ricardo Noli Lazo, ginecologista e mastologista do Setor Médico do TJAM. A programação ocorrerá no período das 10h às 12h, na Escola de Aperfeiçoamento do Servidor, em prédio anexo à sede do TJAM, na avenida André Araújo, bairro do Aleixo.

Outra atividade será a arrecadação de alimentos e de lenços que serão doados às pacientes de câncer e que perderam o cabelo ao longo do tratamento contra a doença. O trabalho será desenvolvido em parceria com organizações não-governamentais (ONG’s), que atendem essas mulheres, principalmente as do interior do Estado.

A equipe do Serviço Social vai fazer sensibilizações sobre o câncer junto aos servidores, durante todo o mês, nos setores. E os funcionários serão incentivados a usarem a cor rosa em outubro para demonstrarem seu apoio à campanha de alerta sobre o câncer entre as mulheres.

Serviços da carreta de saúde 

Para reforçar o mesmo atendimento já está agendada junto à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o período de 7 a 11 de novembro a visita da Carreta da Mulher, que ficará estacionada no Fórum Ministro Henoch Reis, bairro de São Francisco, para atender os servidores no horário de 8h às 14h e, após esse horário, o atendimento será aberto à comunidade até 17h.

No período de 7 a 10 de novembro as servidoras terão acesso a exames de ultrassonografia da tireoide, da mama, de abdome total e superior, das vias urinárias e transvaginal; além de exames de mamografia disponibilizada para mulheres acima de 50 anos e ou com indicação médica.

Os atendimentos serão disponibilizados para os servidores homens, que no dia 11 terão acesso à ultrassonografia prostática e de bolsa escrotal. A data com o início de agendamento desses serviços para homens e mulheres do Poder Judiciário estadual será divulgada a partir do dia 17 de outubro.

Na abertura da campanha Outubro Rosa no Poder Judiciário estadual, a presidente do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), Oriona Ferreira, falou sobre a importância da mobilização e sobre a necessidade de medidas preventivas em combate ao câncer e outros males.

“O Outubro Rosa é uma ampla mobilização envolvendo instituições públicas e privadas que alertam a sociedade para a prevenção ao câncer de mama. Todavia, embora este seja um movimento necessário, é imprescindível que a atenção à saúde seja realizada todos os dias. Parabenizo o Tribunal de Justiça do Amazonas pelo trabalho de mobilização em benefício de seus colaboradores e da sociedade”, citou Oriona Ferreira.

Amazonianarde-Ascom/tjam

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.