Com uma dia para os homens Saúde da Mulher chega a Compensa 2

Saude da Mulher, chega a Compensa, com um dia dedicado aos homns

 

 

Saude da Mulher, chega a Compensa, com um dia dedicado aos homns
Saúde da Mulher, chega a Compensa, com um dia dedicado aos homns

Manaus, AM – O Programa Saúde Manaus Itinerante, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início esta semana às suas atividades no bairro Compensa 2, na zona Oeste da capital. Uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher atenderá a população da área até o próximo dia 7.

Além das mulheres, que podem realizar exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia, os homens também serão recebidos na unidade para a realização de ultrassonografias. A Unidade Móvel estará funcionando em frente à igreja Assembleia de Deus, na rua 21 de junho, entre 7h e 17h.

Acesso aos homens

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que a incorporação do atendimento masculino no último dia de funcionamento das unidades em cada localidade visa facilitar o acesso dos homens aos exames solicitados nas unidades de saúde e incentivar as medidas de prevenção e controle.

“Os homens são mais resistentes à busca de atendimento para prevenção e diagnóstico. A intenção é incentivá-los a cuidar da saúde, levando a assistência para mais perto deles, sempre que isso for possível”, destacou Homero.

Entre 2 e 7 de julho, a comunidade Gilberto Mestrinho, no bairro Tancredo Neves, também receberá uma Unidade de Saúde da Mulher, que ficará posicionada em frente à Escola Municipal Gov. Plínio Ramos Coelho, na rua Monte Alegre.

“No sábado, das 8h às 12h, os serviços serão realizados dentro da programação do projeto ‘Prefeitura + Presente’. Uma ação realizada pela Ouvidoria Municipal com apoio de várias outras secretarias, incluindo Semsa”, explicou o responsável, William Terra reforçando, ainda, que no último dia o atendimento nesta localidade também irá contemplar os homens.

Até esta quinta-feira, os serviços itinerantes de saúde da mulher estão sendo realizados na comunidade Nossa Senhora de Fátima 2. Localizada em frente à Unidade Básica de Saúde N-06, na rua Bem-te-vi, também realiza nesta quinta exame de ultrassom no público masculino (abdominal total, superior, das vias urinárias, de tireoide e de próstata via abdominal).

Além das Unidades de Saúde da Mulher, a Semsa continua com os serviços das Unidades Móveis de Saúde Odontológica e Médico Laboratorial que, no momento, estão sendo oferecidos no estacionamento do Sest/Senat, na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Esta última oferece consultas generalistas e pediátricas, exames preventivos (papanicolau), além de possuir posto de coleta de material para exames laboratoriais e farmácia. No local, os usuários podem contar com os serviços até o dia 08 de julho.

Zonas geográficas

Cada zona geográfica da cidade possui uma unidade de referência para a entrega dos resultados dos exames. Na zona Norte, o usuário deve procurar a UBS Balbina Mestrinho; na zona Leste, a UBS Leonor Brilhante; na Oeste, a UBS Leonor de Freitas; e na zona Sul, a UBS Vicente Pallotti.

Os prazos de entrega são de 15 dias para mamografia, de cinco dias para exames laboratoriais e 60 dias para o preventivo de colo de útero. O resultado das mamografias é entregue na hora, na própria unidade móvel.

Documentos

Para as consultas com o clínico geral ou com o pediatra, é necessário que o usuário apresente documento de identidade e CPF ou a certidão de nascimento, no caso dos menores de idade.

Para os exames laboratoriais deve ser apresentada a requisição médica. Para o exame preventivo (papanicolau), as mulheres devem apresentar apenas a carteira de identidade e o CPF.

Amazonianarede/Semcom

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.