Com mais de 10 mil audiências pautadas, TJAM abre  atividades da Semana de Conciliação

Com mais de 10 mil audiências pautadas, TJAM abre  atividades da Semana de Conciliação

Com a presença do presidente da Corte, desembargador Yedo Simões e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira Júnior, abertura oficial do evento aconteceu no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco.

Manaus, AM – O Tribunal de Justiça do Amazonas (JAM) deu início, nesta segunda-feira (5), às atividades da Semana Nacional de Conciliação (SNC 2018) que, neste ano, tem 10.122 audiências pautadas no Judiciário Estadual e vai contar com a participação de 89 Varas Judiciárias, sendo 36 da capital e 53 do interior.

Com a participação de magistrados e servidores, solenidades de abertura do evento aconteceram, simultaneamente, em quatro fóruns da capital e nos fóruns de Iranduba e de Manacapuru, representando as Comarcas do interior.

A principal cerimônia foi realizada na recepção do Fórum Ministro Henoch Reis, que funciona no bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões de Oliveira, o corregedor-geral de Justiça e coordenador da Semana de Conciliação do TJAM, desembargador Lafayette Carneiro Veira Júnior, do diretor do Fórum Cível Maria Euza Naice de Vasconcellos, desembargador Elci Simões de Oliveira, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas, dentre outras autoridades.

Desde 2006

Instituída em agosto de 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana chega a sua 13ª edição com o objetivo de informar à população que, por meio da conciliação, é possível obter uma solução mais rápida e econômica para conflitos judiciais, além de ser uma atitude que promove a paz social.

A Semana consiste em um esforço conjunto de todos os tribunais brasileiros e também contribui para dar vazão aos mais de 80 milhões processos que tramitam no Judiciário do país, segundo dados divulgados pelo CNJ em agosto deste ano.

Ao declarar oficialmente aberta a Semana de Conciliação no Judiciário Estadual, o presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, lembrou que o evento é um esforço concentrado que mobiliza tribunais de todo o País e que busca estimular as pessoas que têm processos tramitando na Justiça a buscar o acordo para colocar fim no conflito. “Muitas vezes são situações que paralisam a vida da pessoa, processos que estão há anos esperando uma solução que poderia vir pela via do acordo entre as partes.

A conciliação é o caminho para a paz social. Em  todo o Estado, estão agendadas 10 mil audiências para este período do esforço concentrada e se conseguirmos que as partes compareçam, viabilizando a efetivação da maior parte dessas audiências, buscando o acordo, estaremos contribuindo para o fortalecimento da cultura da paz, para a redução do acervo de processos e para o êxito desta ação”, afirmou o presidente.

De acordo com o corregedor-geral de Justiça e coordenador do evento, desembargador Lafayette Vieira Júnior, o cidadão brasileiro deseja uma justiça mais acessível, efetiva, simples e informal. “E é isso que estamos proporcionando à sociedade quando nos mobilizamos pela conciliação. Nossa expectativa é que as partes, previamente intimadas a comparecer às audiências programadas para esta semana possam, com a ajuda de nossos conciliadores, colocar fim ao litígio. Nosso intuito é finalizar com acordo de 60% a 65% das audiências programadas. Se conseguirmos, será um marco. Procuramos fazer um trabalho prévio de sensibilização sobre a importância da conciliação e estamos otimistas”, frisou o corregedor.

O corregedor ressaltou que cerca de 1,1 mil trabalhadores – juízes, servidores e voluntários – estarão atuando no atendimento ao público – superior a 20 mil pessoas – durante as atividades da SNC 2018.

Após a solenidade de abertura, o presidente e o corregedor acompanharam o início dos trabalhos da SNC 2018 em algumas das Varas que funcionam no Henoch Reis. Eles conversaram com magistrados, servidores e pessoas figuram como parte em processos e compareceram ao fórum para participar de audiências de conciliação marcadas para esta segunda-feira.

Fóruns mobilizados

Nesta segunda-feira, ao mesmo tempo em que ocorreria a solenidade de abertura da SNC 2018 no Fórum Ministro Henoch Reis, os demais fóruns da capital e do interior iniciaram os trabalhos do evento.

No Fórum Mário Verçosa, localizado no bairro de Aparecida, no Centro de Manaus, a abertura da SNC 2018 foi presidido pelos desembargadores Anselmo Chíxaro, diretor do fórum e Nélia Caminha Jorge, coordenadora dos Juizados Especiais.

No Fórum Lúcio Fonte de Rezende, zona Norte da capital, pelo desembargador Sabino Marques, diretor da unidade. No Fórum Azarias Menescal de Vasconcelos, zona Leste, pela desembargadora Carla Reis, também diretora do fórum de Justiça.

Para simbolizar a abertura das atividades do evento no interior do Estado, os desembargadores Jomar Fernandes e Délcio Santos dirigiram a abertura da SNC 2018, respectivamente, nos fóruns das Comarcas de Manacapuru e Iranduba.

Amazoninarede-Ascom/Tjam

 

 

Dora Paula e Terezinha Torres

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.