Área onde casa desabou matando quatro pessoas

A Prefeitura de Manaus registrou um total de 84 ocorrências durante a chuva desta terça-feira (27). O caso mais grave ocorreu na Zona Leste de Manaus, onde um desabamento matou quatro pessoas de uma mesma família.
Outras pessoas que estavam na mesma casa e sobreviveram foram abrigadas por familiares e estão recebendo atendimento psicológico. A Semmasdh também colocou à disposição dos familiares o serviço SOS Funeral.
“Atuamos em parceria com o Corpo de Bombeiros, que atendeu o primeiro chamado e fez a retirada dos corpos, além de um levantamento minucioso na área para retirar do local as famílias que moram em residências que ainda apresentam risco de desabar”, explicou o secretário executivo da Defesa Civil de Manaus, Cláudio Belém.
Outras duas residências também foram totalmente destruídas na rua e beco Beira Rio, no bairro Colônia Antônio Aleixo. Cinco famílias foram cadastradas hoje pela Semmasdh para receber o benefício do Auxílio Aluguel e outros benefícios eventuais, como colchão, cesta básica e lençol.
De acordo com a Defesa Civil de Manas, a maior incidência de ocorrências foi de alagamentos, totalizando 15 registros, e deslizamentos de barrancos, no total de 12.
Também atuaram no atendimento das ocorrências: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde às 0h00 de hoje choveu em Manaus 102,02 milímetros, sendo o horário de maior intensidade das 9h e às 11h (72,8 mm). O acumulado do mês já ultrapassa os 420 milímetros, enquanto o normal esperado era entre 190 e 200 milímetros.
Amazonianarede-JAM