
A forte chuva que caiu ontem a partir do início da noite na capital, causou sérios transtornos. Houve destelhamento de casas, queda de postes, arvores caindo em cima de carros, corte no fornecimento de energia elétrica e até granizo em alguns pontos da cidade. O conjunto residencial Tocantins, na Avenida Constantino Nery, contabilizou muitos prejuízos com o destelhamento de vários blocos de apartamentos.

A chuva teve início por volta das 20h e seguiu até as 21h. Bairros localizados na Zona Centro-Sul, como Adrianópolis e Parque Dez de Novembro, estavam sem energia elétrica. Na Avenida Paraíba, equipes da Eletrobras Amazonas Energia retiravam galhos presos em fios elétricos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas ocorrências de queda de árvores foram registradas, na Constantino Nery e no bairro Dom Pedro, na rua Prudente de Moraes, onde um carro teria sido atingido. “Na Constantino, nossa equipe removeu os galhos. No caso do Dom Pedro, a árvore caiu em cima de um carro. Havia uma pessoa dentro, mas conseguiu sair ilesa. Como os galhos estavam em contatos com fios elétricos, voltaremos lá com a Eletrobrás para fazer a remoção”, disse o tenente Janderson Lopes.

Ainda no bairro Dom Pedro, parte de um telhado de zinco se desprendeu e caiu na Rua Tiradentes, bloqueando a via. “Não sabemos da onde veio esse telhado. Passou por cima da minha casa no momento em que estávamos rezando. Parte dele ficou sobre a casa e amassou o carro de uma amiga. Ninguém sabe como aconteceu. Foi uma chuva muito forte”, disse uma senhora de 60 anos que não quis se identificar.
Energia elétrica
Segundo informações da Eletrobras Amazonas Energia, quatro alimentadores foram desligados no início da chuva devido a queda de árvores sobre a rede elétrica. A empresa registrou uma ocorrência na Avenida Paraíba e uma na Avenida Rio Negro, no bairro Santo Agostinho.
A assessoria de comunicação da Eletrobras informou que dois dos alimentadores desligados foram reestabelecidos e que até 00h o serviço estará normalizado.

Os bairros afetados parcialmente são Coroado, Parque Dez de Novembro, Aleixo, Adrianópolis, Chapada, Alvorada, Dom Pedro, Ponta Negra e Compensa.
Defesa Civil
A Defesa Municipal Civil informou que registrou três ocorrências em virtude da chuva: dois destelhamentos de casas no Dom Pedro e o tombamento de uma árvore na Marcílio Dias, no Centro. Por conta do ocorrido, as famílias foram orientadas a seguir para a casa de parentes.
Amazonianarede