Chega a 81 casos notificados com Zika vírus no Amazonas

Aedes, o perigoso mosquito t5nasmissor de denças

 

Aedes, o perigoso mosquito t5nasmissor de denças
Aedes, o perigoso mosquito transmissor de doenças

Amazonas – Apesar das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Amazonas, os casos notificado de Zika vírus n estado continuam aumentando. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 3 de janeiro, já foram notificados 81 casos de Zika vírus em Manaus. Quatro casos foram descartados e dois foram confirmados, sendo infectados dentro do estado. Ainda permanecem 75 casos em investigação, entre eles, estão 14 gestantes.

Em relação à febre Chikungunya, neste ano foram notificados 152 casos da doença no Amazonas, somente 12 confirmados, 75 descartados e 65 que ainda permanecem sob investigação. Dos 12 casos confirmados, cinco foram infectados dentro do estado e os 7 restantes com transmissões fora do estado. Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em 2015, em todo o Estado, foram registrados 7.191 casos de Dengue.

Comitês
Um comitê de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, foi criado no sábado (2) pela Susam. O trabalho a ser desenvolvido pelo Comitê, que reunirá profissionais de 14 instituições do Amazonas, é o de monitoramento da situação epidemiológica, avaliação de medidas para controle da proliferação do mosquito, além de articulação e integração intersetorial e interinstitucional para o desenvolvimento de ações em parceria, no estado.

Segundo o diretor-presidente  FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a comissão contará com uma equipe para analisar e criar estratégias no combate ao mosquito. O comitê foi formado em decorrência da situação de emergência decretada em dezembro pelo Governo do Amazonas, em virtude da probabilidade de desencadeamento de situações epidemiológicas das referidas doenças, no estado.

A vigência do decreto é de 180 dias e tem caráter preventivo, já que os números de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, no Amazonas, estão dentro da normalidadem segundo a FVS.

Também já está em funcionamento, no Amazonas, desde dezembro, o Comitê de Apoio ao Monitoramento, Prevenção e Controle dos casos de Microcefalia, criado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Os dois comitês têm atuação distinta, conforme explica Albuquerque, mas que se complementam e fortalecem as ações em torno do combate ao mosquito e o controle e monitoramento de eventuais casos de microcefalia relacionados ao Zika vírus.

Participação

O Comitê de Combate ao Aedes aegypti, terá a participação da  Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT- HVD), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estadual e municipal, Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Subcomando de Ações da Defesa Civil do Amazonas, Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Saúde – Amazonas, Secretaria de Comunicação do Estado e Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Amazonianarede-TVAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.