
Amazonas – A Central de Transplantes, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), promoveu nesta segunda-feira (21), no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), a abertura da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. A solenidade incluiu uma sessão de homenagens a gestores e instituições que, no último ano, aturam para o fortalecimento do programa de Transplantes e para a sensibilização da população sobre a importância do apoio a esta causa.
O secretário-adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner William Souza, que representou o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias Souza, na abertura solenidade, destacou que as ações da semana também integram a programação da campanha de sensibilização “Setembro Verde”, que está sendo realizada pelo Governo do Estado, com o mesmo objetivo.
Os homenageados na solenidade foram: Júlia Jaqueline Mendonça Gonçalves, a vice-presidente do Hospital Santa Júlia, instituição credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como transplantadora de rins; Míriam Rodrigues Ribeiro Santiago, gerente do Laboratório de Histocompatibilidade da Fundação Hemoam, da rede estadual de Saúde; Felizardo de Almeida Monteiro, ex-gestor do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Machado; Alexandre Bichara Filho, diretor da Fundação Hospital Adriano Jorge; José Diniz Filho, diretor do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, e os médicos Wilson Alecrim, ex-secretário estadual de Saúde e Tércio Genzini, do Grupo Hepato de São Paulo, instituição tutora do programa de transplantes de fígado, do Amazonas.
A coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, explicou que, durante a semana, a Central de Transplantes estará intensificando as atividades de conscientização, com palestras em escolas e outras instituições. As unidades hospitalares da rede estadual também estarão realizando ações internas com este objetivo, coordenadas pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTs).
Na sexta-feira (25), às 19h, uma celebração ecumênica, realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, reunirá profissionais da área de transplantes, familiares e pacientes transplantados, numa homenagem aos doadores.
O Amazonas já realiza transplantes de córnea, rins e fígado e está em fase de final dos preparativos para começar a realizar transplantes de coração.
Amazonianarede-Secom