Cemitérios quase prontos para o Dia de Finados

Preparação dos cemitérios de Manas, para Finados, na reta final
Preparação dos cemitérios de Manas, para Finados, na reta final
Preparação dos cemitérios de Manas, para Finados, na reta final

Manaus – A preparação dos cemitérios da cidade para o Dia dos Finados (2 de novembro) está em fase final. Além das equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), outras estruturas do município estão trabalhando nestes espaços para receber os cerca de 500 mil visitantes que estão sendo esperados para a data.

Os trabalhos se concentram, nos últimos dias, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, o maior da cidade. Além dos serviços de capinação, limpeza das quadras, varrição e jardinagem, a Prefeitura de Manaus viabilizou serviço de tapa-buracos na área asfaltada do local, com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A operação de recapeamento mobiliza 20 funcionários e deve alcançar todas as vias do cemitério.

A operação de limpeza, conta, esta semana, com efetivo de 200 funcionários da Semulsp. “A ideia é finalizar a limpeza no cemitério Aparecida, mas ainda vamos voltar aos demais para reforçar o trabalho, que já foi feito nas últimas semanas”, explicou o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

No Dia dos Finados, a Semulsp mobilizará 100 funcionários divididos nos seis cemitérios urbanos de Manaus para fazer a manutenção da limpeza durante o evento. Após o encerramento do dia, outros 400 trabalhadores serão mobilizados para a limpeza geral no terceiro turno dos cemitérios. “Vamos ter limpeza também ao final do evento, após período de visitação dos locais. Os cemitérios funcionarão em horário diferenciado neste dia, mas ao fechar as portas, as equipes entrarão para que os locais estejam limpos já no dia seguinte”, assegurou Rebouças.

A expectativa da Semulsp é a de que os cemitérios registrem movimentação média de 500 mil pessoas no Dia de Finados, mas a operação conjunta da Prefeitura já começou esta semana, com a atuação de alguns órgãos na orientação e organização dos locais. Para melhor atender a população, além da Semulsp, outras estruturas da prefeitura estão presentes nos preparativos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está em operação tapa-buracos no cemitério Nossa Senhora Aparecida e ainda vai fornecer areia para a contenção de incêndios, que podem surgir da queima de velas nos cruzeiros, além da montagem de palcos para a realização das missas.

Já a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) participa com os equipamentos de som para a Missa Campal do cemitério São João Batista. A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef) tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio ambulante nos arredores dos cemitérios, uma vez que é comum a venda de velas, flores e outros produtos nestas áreas no Dia de Finados.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, assegurou que a Prefeitura não vai proibir que os ambulantes trabalhem no Dia de Finados. “Com o apoio e orientação da Semtef, devemos apenas organizar o comércio informal para que não haja nenhum tumulto”, garantiu.

Além das secretarias, o trabalho conta também com o apoio do Gabinete Militar (Guarda Municipal); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com a disponibilização de ambulância e equipe médica de plantão do Samu; o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), atuando na organização da entrada e saída de veículos; e com as presenças do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Orientação e prevenção

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) já iniciou o trabalho com equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O grupo iniciou uma série de visitações aos cemitérios para abordagem de orientação aos ambulantes e visitantes. O objetivo é evitar que crianças atuando na venda de produtos nos locais.

Agentes de orientação da coleta seletiva da Semulsp também  começam, nesta quarta-feira (28), o trabalho de conscientização nos cemitérios locais.

Organização

Para organizar o comércio ambulante que se forma no entorno dos cemitérios na ocasião, a Semtef vai intensificar a fiscalização em dois períodos, com 15 servidores volantes no domingo, 1º de novembro, e na segunda-feira, Dia de Finados. Os cemitérios também terão monitoramento de 150 agentes do Corpo de Bombeiros e unidades de resgate. Para a movimentação da população, a SMTU deve aumentar a frota de ônibus do transporte coletivo e disponibilizar 30 fiscais para monitorar a região da avenida do Turismo e mais dois fiscais para atender a área do boulevard Álvaro Maia.

Programação

Cinco cemitérios da cidade estarão com missas e programação especial ao longo do Dia dos Finados: São João Batista, na avenida Álvaro Maia; Santa Helena, no São Raimundo; São Francisco, no Morro da Liberdade; Nossa Senhora da Piedade, na AM-010, e Santo Alberto, na Colônia Antônio Aleixo.

As atividades começarão às 7h e seguirão em muitos espaços até às 18h, como no São João Batista, onde haverá missa campal, dirigida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.