Manaus, AM – Os quatro principais cemitério da capital amazonense já estão abertos e começam a receber os visitantes para as visitas neste dia de saudade dedicado aos mortos, em Manaus, mais de 500 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Manaus no Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
Por conta da estimativa de público, os serviços de limpeza nos cemitérios foram intensificados.
Nesta semana, os cemitérios Nossa Senhora Aparecida, localizado na avenida do Turismo (zona Oeste) e São Francisco, no Morro da Liberdade (zona Sul), ainda recebem agentes de limpeza.
Um total de 150 agentes da Semulsp trabalha nos seis cemitérios da cidade, com serviços de capinação e corte de grama, de acordo com o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.
“Nestes dois últimos meses, estamos intensificando a limpeza, diminuindo a vegetação, sempre atentando para o período da seca e do calor, para evitar focos de incêndio”, contou.
Há pelo menos 15 dias, os cemitérios já estão recebendo um bom volume de visitação, segundo conta a diretora do Departamento de Cemitérios da Semulsp, Danyelle Soares.
“Quando vai se aproximando o dia dos finados, as pessoas começam a frequentar mais os espaços para arrumar as sepulturas dos seus entes queridos e deixá-las prontas para o dia 2 de novembro”, informou.
A limpeza dos cemitérios continua durante o Dia de Finados. Um mutirão se inicia durante a noite, logo após o fechamento dos portões dos cemitérios.
O funcionamento acontece abre as 6 e 18 hora, com exceção do Cemitério do Tarumã, que fecha mais cedo.
Missas nos cemitérios
Na Zona Oeste, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), as celebrações acontecem às 8h, 10h, 11h30, 14h e 16h. Cada missa será organizada por uma paróquia diferente.
No Cemitério Santa Helena, no São Raimundo, também na Zona Oeste, as celebrações acontecem no período da manhã a cada uma hora, a partir das 7h, e no período da tarde às 12h, 15h, 16h e 18h.
Na Zona Sul, no Cemitério Santo Alberto, as missas acontecem às 8h, 10h, 14h e 16h. Já no Cemitério São Francisco, às 7h , 9h, 11h, 16h e 18h.
Na Zona Norte, haverá apenas uma celebração às 8h, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro Santa Etelvina.
Amazoninarede