Cemitério São João Batista na rota turística do Amazonas

No local, tem muitas coisas bonitas

 

Cemitério de S. João Batista, na rota do tirismo
Cemitério de S. João Batista, na rota do turismo

Manaus, AM – A exemplo dos mais famosos cemitérios do mundo, como o Père-Lachaise, em Paris, o Saint James, em Londres e o Recoleta, em Buenos Aires, a partir de 2017 Manaus  também passará a realizar o turismo em cemitérios.

O escolhido para ser o novo integrante do  roteiro turístico é o  São João Batista,  na avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul.

Repletos de obras de arte que retratam a sociedade amazonense ao longo dos anos e possuindo sepulturas de importantes personalidades da política, arte, cultura, entre tantas outras, o cemitério é um local com alto potencial par se consolidar como atrativo turístico.

No local, tem muitas coisas bonitas
No local, tem muitas coisas bonitas

Para isso um projeto intitulado “Museu a céu aberto” está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Na última sexta-feira (29),  representantes dos órgãos se reuniram para discutir os primeiros pontos para a viabilização do projeto que pretende transformar em ponto turístico o cemitério São João Batista. Na reunião foram definidos os procedimentos, custos e possibilidades para a viabilização do projeto.

De acordo com o diretor do Manauscult, João Araujo, por meio de um guia turístico as pessoas que visitarão o cemitério  poderão descobrir mais informações sobre quem está sepultado ali, o histórico, a influência e outras curiosidades das personalidades e do próprio local.

“O  São João Batista pode se tornar rota alternativa por conta das lendas urbanas, mitos populares e das importantes personalidades que estão sepultadas ali, a história dessas pessoas ajuda a contar um pouco da própria história do nosso Estado”, avalia.

Araújo afirma que os roteiros estão previamente divididos em quatro estágios: Roteiro Credos Populares, Roteiro Ilustres Personagens, Roteiro Obras Arquitetônicas e Roteiro Comoção Popular.

C
As obras são bela s interessantes

“A ideia em criar este projeto aqui é super  interessante devido a quantidade de arquiteturas belíssimas e únicas, o histórico das pessoas, e das personalidades importantes. Tudo isso está em estudo, falta muito pouco para finalizarmos os roteiros, o tempo de cada e imprimi-los. Pretendemos lançar ano que vem”, revelou.

Vários atrativos

O cemitério São João Batista apresenta, desde a entrada, sinais de arte que carregam parte da história de Manaus: os portões  são de ferro e foram trazidos da Inglaterra no início do século passado.

Com o advento da economia baseada na borracha, entre os anos de 1880 e 1910, crescia com uma arquitetura totalmente inglesa a exemplo do Mercado Adolpho Lisboa, no Centro, e da ponte Benjamin Constant, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul. Inaugurado em 5 de abril de 1891, na gestão do governador Eduardo  Ribeiro – que por sinal está enterrado no local – , o cemitério São João Batista apresenta um importante valor histórico, arquitetônico, artístico e cultural para o Estado.

Amazonianaree-ManusCult

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.