Celebração de Ramos movimentou o domingo santo em Manaus

Celebração de Ramos movimentou o domingo santo em Manaus

Manaus, AM – Centenas de fiéis participaram na manhã deste domingo (25/3), da tradicional missa do Domingo de Ramos, realizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), que marca o fim da Quaresma e relembra o momento em que Jesus Cristo foi aclamado como Rei dos Judeus ao chegar a Jerusalém montado num jumentinho.

A celebração, que início à Semana Santa e, em Manaus, também é realizada em várias paróquias e áreas missionárias no decorrer do dia, foi presidida as 7h30 por Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus e concelebrada pelo pároco Pe. Hudson Ribeiro

Antes de começar a celebração, todos foram convidados a sair de seus lugares e se dirigirem ao lado de fora da igreja, mas especificamente no portão central, em frente da pracinha, onde foi realizada a benção dos ramos, porém, antes de Dom Sergio abençoar os ramos dos fiéis, foi realizada a solene liturgia com o diácono Ruzeval Cardoso proclamando leitura do evangelho, onde relembraram a passagem da bíblia que narra como Jesus foi recebido por um corredor de folhas de oliveira ao chegar à cidade Santa de Jerusalém.

“Os ricos usavam cavalo, mas Jesus era humilde, pacífico e por isso escolheu um jumento para montar e entrar na cidade, onde foi recebido pela multidão que espalharam ramos pelo seu caminho”, comentou o Arcebispo antes de abençoar aos ramos.

Cantando em procissão

Após esse momento, os fiéis seguiram cantando em procissão de volta para dentro da igreja, onde deu-se continuidade a santa missa, marcada por vários momentos de emoção e devoção. Em sua homilia, baseada na leitura do evangelho que narra a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mc 15, 1-39), Dom Sergio falou sobre a obediência e a solidariedade de Jesus que morreu e se sacrificou por nós, salientou também a importância da vida e morte de Jesus para a humanidade, que Deus amou tanto ao ponto de dar seu filho único para morrer na Cruz pela remissão dos nossos pecados.

“Domingo de Ramos também é conhecido como Domingo da Paixão, por que nele se relembra a Paixão e morte de Jesus e, a primeira lição da Paixão, é a humildade. Deus nos deu seu único filho para morrer por nós, a morte é condição humana e não divina, e Ele não precisava morrer na cruz, mas Ele quis morrer na cruz como lição de humildade para a humanidade, por isso que quanto mais humanos nós somos mais próximos de Deus ficamos.

Vamos contemplar esses dias Jesus  na cruz, Ele que morreu crucificado violentamente nos convida a sermos pessoas de paz, que todos possamos viver a superação da violência e sermos solidários com o próximo”, disse o arcebispo.

A missa seguiu seu rito normal, com os fiéis todos com seus ramos, muitos acompanhados de seus familiares, rezando por uma semana santa feliz e abençoada. “Foi uma missa muito abençoada! apesar do horário, deu bastante pessoas, o que mostra o envolvimento do povo de Deus que quer começar bem a Semana Santa, e nada melhor que ouvindo as palavras do nosso pastor maior.

A missa de ramos é a abertura de toda uma programação que nós católicos fazemos com muito amor e que já faz parte da nossa tradição cristã”, disse, Deuzimar da Silva, da paróquia São José Operário.

Amazonianarede-Arquidiocese

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.