
Parintins, AM -A Catedral de Nossa Senhora do Carmo, templo católico de Parintins (distante 369 km de Manaus), foi furtada pela segunda vez este ano. A ação criminosa na igreja matriz, ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 18, quando indivíduos ainda desconhecidos, arrombaram uma das portas e realizaram o furto.
De acordo com o pároco da Catedral do Carmo, Pe. Ruy Canto, os vândalos mexeram em tudo. Além de danificarem a sacristia e os cofres de madeira da igreja, levaram do local um notebook e um projetor multimídia.
“É uma situação lamentável e triste para nós cristãos, que estamos acompanhamento quase de diariamente casos parecidos em outras igrejas”, lamentou o padre.
O pároco registou boletim de ocorrência na 3ª Delegacia Interativa de Polícia (3ª Dip), e espera que sejam tomadas providencias cabíveis para evitar que novos furtos aconteçam. “Até agora nada foi recuperado e ninguém foi preso. Peço que as autoridades se deem conta que a segurança em Parintins está extremamente falha, deixou de ser aquela ilha pacata”, reivindica o pároco da Catedral.

Na igreja matriz não tem câmeras de segurança, mas devido a essa onda de furtos e roubos em Parintins, há a possibilidade de serem instaladas em breve, ou até mesmo contratação de vigias. “Vamos nos reunir amanhã (Paróquia e Diocese) para discutirmos essa situação, onde iremos tomar algumas decisões”, ressaltou Ruy Canto.
O primeiro caso de furto na Catedral do Carmo, em 2016, ocorreu no mês de março. Neste ano, também foram registrados furtos e arrombamentos em outras três igrejas de Parintins, duas católicas e uma evangélica.
Amazonianarede-Gazeta de Printins