Carnaval 2014: Arthur vai dá as boas-vindas à Kamélia e entrega a chave da cidade

(Foto: Divulgação)

O prefeito Arthur Neto, tem um sério compromisso hoje no começo da noite. Ele estará no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, parda dar as boas vindas e entregar a chave da cidade a boneca Kamélia, uma das maiores tradições do carnaval amazonense há mais de 70 anos.

Por isso os foliões amazonenses de plantão já podem preparar os confetes: a tradicional Kamélia aporta neste sábado (18) no Aeroporto Eduardo Gomes, às exatas 21h33, para a abertura oficial do carnaval de Manaus.

Com 75 anos de tradição, o símbolo principal dos ritos carnavalescos na cidade seguirá acompanhada por um trio elétrico pelas Avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery até o seu destino final, o Butiquim da Kamélia, localizado no pavilhão São Jorge, Olímpico Clube, bairro Centro.

Sob o tom dos sambas e marchinhas, Kamélia receberá as chaves da cidade do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, para mais uma temporada de festas monescas.

A chegada da grande folia este ano, porém, possui um sentido mais amplo: no próprio Butiquim haverá a fixação da placa contendo a lei 1.722 – criada por Arlindo Jr. e sancionada pelo prefeito Arthur. A lei institui de fato e direito a chegada da Kamélia como a abertura oficial do carnaval manauara, segundo Almerinho Botelho, responsável pelo translado da boneca até Manaus.

“Queremos que a chegada da Kamélia este ano seja mais glamourosa, até por conta da sanção desta lei. Vamos fazer uma homenagem para o prefeito na quadra da escola de samba do Olímpico, onde funciona o Butiquim. Lá iremos fixar esta placa, que contém as informações referentes à esta lei. Lá, Arthur deve cerrá-la”, adianta Botelho. Quem embala a festa no Olímpico Clube é a banda Demônios da Tasmânia e a Bateria da Escola de Samba da Kamélia.

MAIOR SÍMBOLO

A boneca de 3 metros é o único símbolo vivo do carnaval em Manaus, segundo Botelho. “O carnaval da Kamélia é uma resistência ao carnaval tradicional. Hoje não há mais aquelas festas tradicionais como a ‘Segunda-feira Gorda do Rio Negro, o ‘Sábado Gordo do Ideal Clube’ e a ‘Festa de Carnaval do Nacional’, realizadas antigamente nos clubes, que concentravam os eventos da cidade. Mas é por isso que a Kamélia também luta: pelo resgate da vida clubística em Manaus, responsável por momentos de ascensão da cidade”, ressalta.

Ainda segundo ele, a G.R.E.S. Império da Kamélia irá celebrar na avenida em 2014 o tema “A Kamélia brinca com as festas do meu Amazonas”. “A agremiação vai contar a história das principais grandes festas profanas e religiosas que acontecem em todas as cidades amazonenses. Desde a festa do tucunaré e boi-bumbá até às de Borba”. Manaustrans, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros farão a segurança da caravana até o Olímpico Clube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.