Carnachoeira agita Presidente Figueiredo

Amazonianarede – PMPF

Presidente Figueiredo – Muita gente está chegando a cidade de Presidente Figueiredo na Região metropolitana de Manaus, para prestigiar na cidaede das cachoeiras o Carnaboi, um das festas populares mais tradicionais do município, que tem fortes atrações turísticas como foco na natureza.

O evento reúne milhares de foliões e turistas de várias cidades do Estado, que tomam conta das ruas da cidade e principais pontos turísticos, durante toda a programação. Entre as bandas e atrações, estão confirmadas as bandas, Feras do Forró, Meu Xodó, Toinho Forró Show, Bagaceiros do Forró, Eraldo Bandeira, Official 80, Ases do Pagode, Cuka Fresca, Vai Garotão, Eduardo Dornellas, Embalasamba e 100% abusado.

De acordo com o secretário de Cultura e Eventos do Presidente Figueiredo, Jeconias Santos, o evento Pretende dar oportunidade aos novos talentos da região. “Para a edição deste ano, estamos abrindo espaço para novas bandas e artistas do município divulgarem o seu trabalho e, também, trazendo grandes bandas da região.

Outro diferencial será a presença da Bateria Show da Mocidade Independente de Aparecida, que vai fazer deste carnaval uma grande festa”, acrescentou o secretário de Cultura e Eventos, Jeconias Santos. O tradicional desfile dos blocos pelas ruas, este ano, recebe reforço. No total serão 12 no ‘grupo principal’, quatro no ‘grupo de acesso’ e um ‘bloco do turista’ – este não concorre à premiação. Para participar, cada grupo já realizou sua inscrição, conforme regulamento do evento, apresentando, também, sua rainha oficial, que concorrerá ao posto de ‘Rainha do Carnachoeira 2013’.

Os blocos serão avaliados por um júri de fora, que terá como critério os seguintes itens: organização, alegria, desfile em conjunto e porta-estandarte. Serão premiados (com troféu) o 1º, 2º e 3º lugares do grupo principal; e o 1 e o 2º lugar do grupo de acesso. A ‘Rainha do Carnachoeira 2013’ também será escolhida por um júri convidado, que virá especialmente de fora do município para julgar as candidatas, considerando os seguintes itens: samba no pé, simpatia e fantasia.

A primeira colocada será coroada ‘Rainha do Carnachoeira 2013’, recebendo faixa, coroa e prêmio. A segunda e terceira colocada receberá o título de 1ª e 2ª princesa, respectivamente. A escolha da ‘Rainha do Carnachoeira 2013’ será no sábado (9), às 21h, na Praça da Cultura, no centro da cidade. Já o desfile dos blocos acontecerá dia 10/02 (domingo), às 18 horas, com concentração na Praça das Torres, situada na Av. Padre Calery. Para animar todos os presentes e fazer a alegria da criançada, também haverá o Baile Infantil, na Praça da Cultura.

Turismo

Mas, toda a alegria da festa, também tem um objetivo maior para Figueiredo: atrair turistas e movimentar a economia do município. “Esta é a primeira grande festa do município de Presidente Figueiredo este ano. Ela marca o início de uma nova gestão e reafirma o compromisso da prefeitura em gerar emprego e renda, com desenvolvimento regional e incentivo ao turismo, por meio da promoção da cultura e do entretenimento. O Carnaval tem toda sua alegria e aspectos históricos e culturais, mas nosso objetivo, antes de tudo, é divulgar nossos potenciais e apresentar o que temos de melhor, valorizando o trabalho de cada cidadão desta terra, que é a razão de todo o nosso trabalho”, disse o prefeito do município, Neilson Cavalcante. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.