Caprichoso, Garantido e a comunidade da Valéria fazem a alegria dos turistas de cruzeiros em Parintins

Caprichoso e Garantido

Caprichoso e Garantido

Amazonianarede – Osny Araújo

Parintins, AM – A temporada de cruzeiros que está começando agora no Amazonas em 2012, a exemplo dos anos anteriores, deverá alavancar o comércio da cidade de Parintins, no baixo-Amazonas, parada obrigatória dos cruzeiros, especialmente em função dos bumbás Caprichoso e Garantido, que oferecem espetáculos aos turistas e ainda na comunidade da Valéria, dentro do Projeto de Assentamento do INCRA, Vila Amazônia, oportunidade em que os assentados faturam em dólar com a venda de artesanato que correm o mundo.

Na comunidade da Valéria, nestes tempos gordos em função do turismo, os comunitários pouco falam em cruzeiro, a conversa toda gira em torno de dólar e mesmo sem saber falar a língua dos gringos, tudo é resolvido na base da mímica dizem os “valerianos” que trabalham ao longo do ano no campo e no artesanato, se preparando para a temporada do turismo que começa agora.

Segundo previsão da Amazonastur, o mercado de cruzeiros este ano, deverá injetar cerca R$ 9,4 milhões na economia do Estado e a maioria dos turistas são oriundos da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. O período da chegada destes turistas vai de novembro a abril.

SEM PREJUÍZO

Os moradores da comunidade da Valéria, assentados do INCRA, garantem que o fato de trabalharem também com artesanato para atender aos turistas, não atrapalha em nada as atividades do campo, pois continuam atuando com determinação na agricultura familiar, considerando que o turismo só dá resultado nesta época do ano.

Artesanato

Os produtores do campo e artesão garantem que dividem bem o tempo em o artesanato e o cabo da enxachada ou terçado e assim vão levando a vida com alegria e ganhando algum dinheiro extra com a produção do artesanato, sempre muito procurado pelos turistas, especialmente ingleses, alemães e japoneses.

Segundo os “valerianos”, dá para conciliar “numa boa” a atividade de pequeno produtor rural com a de artesão e no final, as duas coisas rendem resultados satisfatórios e nesta época do ano, com a chegada dos turistas, garantem que a vida na comunidade fica mais alegre e o dinheiro aparece com mais facilidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.