Campanha seleciona crianças com lábios leporinos para cirurgias

As crianças que passarão pelas cirurgias, já começam a ser selecioanadas pela equipe médica

 

As crianças que passarão pelas cirurgias, já começam a ser selecioanadas pela equipe médica
As crianças que passarão pelas cirurgias, já começam a ser selecioanadas pela equipe médica

Manaus, AM – Crianças portadoras de fissura lábiopalatina – condição conhecida como lábio leporino –, podem agilizar  o tratamento em uma campanha nacional que será realizada em Manaus, na segunda-feira (12). A iniciativa é realizada pela organização não governamental Smile Train, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O atendimento será realizado na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), na Zona Centro-Sul de Manaus e pacientes já cadastrados na Secretaria Estadual de Saúde (Susam) podem ser operados durante a semana. A estimativa é atender 40 crianças até o última dia da ação, no dia 16 de outubro.

A data para iniciar a camapnha foi escolhida por ser o Dia da Criança, público-alvo da campanha. Na capital, as cirurgias de lábio leporino têm como unidade de referência o Hospital Infantil Dr. Fajardo.

O acompanhamento ambulatorial dos pacientes é feito na Policlínica Gilberto Mestrinho. Para a ação que acontecerá em Manaus, cirurgiões das três instituições parceiras irão atuar no atendimento das crianças. A abertura oficial da campanha será no auditório do FHAJ, às 9h.

“O cirurgião plástico Nivaldo Alonso, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), vai liderar a equipe que conta, ainda, com anestesistas, enfermeiros, fonoaudiólogo e psicólogo”, informa o cirurgião  bucomaxilo Joaquim Alves, coordenador do programa de cirurgias de lábio leporino, da Susam. Segundo ele, a triagem pré-operatória dos pacientes ocorrerá já na segunda-feira e as cirurgias iniciam na terça, a partir das 7h.

secretário de saúde Pedro Elias destaca que a Smile Train já vem atuando em parceria com a Susam, no âmbito do Programa Amazonas Saúde Itinerante, levando jornadas de cirurgias reparadoras de lábio leporino ao interior do Estado.

Somente entre janeiro e setembro deste ano, a parceria institucional, que também tem o apoio da Igreja Presbiteriana de Manaus, já permitiu a realização de 170 cirurgias do tipo, beneficiando adultos e crianças, inclusive indígenas. “Neste mês de outubro, entre os dias 19 e 24, a ação estará sendo levada ao município de Eirunepé, com a estimativa de operar mais 40 pacientes”, destacou Pedro Elias.

Amazonianarede-Rede Amazonica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.