O coordenador do evento e articulista do Portal Amazônia, Haniery Mendonça, falou sobre a importância das ações do ‘Maio Amarelo’
Manaus, AM – A exemplo de outras capitais brasileira, Manaus, aderiu mais uma vez o Maio amarelo, com o objetivo buscar melhorias para o complicado e violento trânsito na capital amazonense’.
A mobilidade urbana de Manaus e seus sérios desafios para a chega do ano 2030′ será o tema central de um seminário realizado nesta quinta-feira, (2), a partir das 8h, no auditório da Ulbra, localizado na Avenida Carlos Drummond de Andrade, Conjunto Atílio Andreazza, 1460 – Japiim.
O evento marca a abertura oficial da programação da Campanha “Maio Amarelo – o sentido é a vida”.
Surgiu em 2011
A ideia do Maio Amarelo surgiu em junho de 2010, na cidade de Soweto, na África do Sul, quando Zenani Mandela, neta de Nelson Mandela, foi atropelado, após deixar o show de abertura da Copa do Mundo. Como a jovem não resistiu aos ferimentos, a família iniciou uma campanha pelo mundo denominada “Semana Mundial da Segurança do Pedestre”.
Em 2011, em apoio a campanha iniciada pela família Mandela, a Organização das Nações Unidas (ONU), decretou a ‘Década de Ações para a Segurança no Trânsito’, onde os países signatários acordaram promover ações preventivas relacionadas ao trânsito de forma geral.
Porque maio
O mês de maio foi escolhido por questões históricas relacionadas à segurança no trânsito e a cor amarela simboliza a mesma cor que conceitua ‘atenção’ nos semáforos.
De acordo com o coordenador do evento, Haniery Mendonça, que escreve o objetivo dos eventos é chamar a atenção da população manauara, e dessa forma, reduzir os índices de acidentes de trânsito. “Lembrando que essa conscientização não é feita apenas em maio, pois, temos uma programação extensa durante o decorrer do ano”, afirmou.
Programação
Este ano, a campanha vai focar em três vertentes, pedestres, ciclistas e motociclistas. “É um movimento que visa o melhor para todos, afinal, evitar um acidente no trânsito pode salvar vidas. Nosso objetivo é gerar um debate na própria sociedade, e o seminário vai ser o ponta pé perfeito para iniciar a programação”, explicou Mendonça.
Participarão do do seminário o especialista em programas de trânsito e criador do programa volvo de segurança, J. Pedro Corrêa; o coordenador geral da Associação Ciclístas Pedala Manaus, Paulo Aguiar; o representante da comissão de transportes e mobilidade urbana, Fernando Borges; o especialista em trânsito, Haniery Mendonça, e o especialista em gestão de mobilidade, Uarodi Guedes.
Amazoninarde-RAMZ