
Manaus, AM- A Campanha da Fraternidade 2016, focando est ano no saneamento básico no Brasil, foi lançada na manhã desta quarta-feira de cinzas, A Arquidiocese de Manaus, na Praça Social Ambiental dos Igarapés de Manaus, próximo ao Igarapé do São Raimundo a Campanha é mantida e idealizada s pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Por ser uma campanha ecumênica, pouco mais de mil pessoas, de diferentes religiões cristãs, prestigiaram o evento.
O tema da CF deste ano, trabalha o tema ‘Casa Comum, Nossa Responsabilidade’ e o lema ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca’, com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.
Bacia do São Raimundo
Em Manaus, a cerimônia de lançamento da CF, ocorreu num local bem apropriado, de acordo com o Tema, próximo ao poluído \igarapé do São na Praça do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), localizada na rua Raul de Azevedo, Santo Antônio, Zona Oeste da cidade.
Dom Sérgio Castriani, arcebispo metropolitano da arquidiocese, ressaltou n oportunidade que cerca de que 90% da cidade não tem saneamento básico. A solenidade, que começou por volta das 9h, sob intenso sol e forte calor, reuniu cerca de 300 pessoas.

Respeito
Considerando que o mundo foi criado com amor, segundo Dom Castriani, afirmou que o o planeta deve ser tratado com a mor, responsabilidade e respeito. “Nós fomos criados para cuidar da criação, da casa onde moramos e vivemos.
É responsabilidade nossa, para nossa geração e gerações futuras. A Terra entregue por Deus para nós não tem sido bem cuidada, até o clima muda devido à poluição e emissão de gases. A campanha deste ano é ecumênica. Diz respeito a todos, ninguém está excluído desta responsabilidade”, alertou.
O arcebispo lembrou ainda que água, saneamento e resíduos sólidos devem ser pontos a serem analisados. “Em primeiro lugar, a captação e tratamento da água, por isso estamos aqui na beira do Igarapé.
Segundo o religioso, “ a água é vida, a responsabilidade pelo saneamento, também diz respeito ao tratamento de esgoto. Assim como resíduos sólidos. Para onde é jogado? Somos convidados então em primeiro lugar a refletir e nos informarmos do que é saneamento, como acontece e qual a nossa realidade”, explicou.
que mais sofrem por deus dessa falta de respeito com o próximo”, disse.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama), Luiz Castro (Rede), o local escolhido para o lançamento foi emblemático. “O Prosamim é bom na parte da habitação, mas ainda está longe de ser o ideal no saneamento básico e na educação ambiental”, afirmou o deputado, ressaltando que o trabalho da Comissão de Meio Ambiente será intensificado na questão dos igarapés, em 2016.
Dom Sergio lembrou que a Campanha da Fraternidade deste ano foi elaborada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual fazem parte cem igrejas e não somente a Igreja Católica.
O início
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema ‘Dignidade Humana e Paz’ e lema ‘Novo milênio sem exclusões’. A segunda, em 2005, teve como tema ‘Solidariedade e Paz’ e lema ‘Felizes os que promovem a paz’. A campanha de 2010 tratou de ‘Economia e Vida’, a partir do lema ‘Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro’.
O arcebispo lembrou que nesta Quarta de Cinzas, a igreja católica inicia também o período da Quaresma, a preparação para a Pascoa. Uma missa deve ser realizada por volta das 18h na Catedral Metropolitana de Manaus, no Centro.
Dom Sérgio afirmou para os jornalistas presentes que as Campanhas da Fraternidade sempre trazem temas que falam de uma necessidade profunda de mudança para que a vida aconteça.

Neste ano, a campanha vai falar de uma causa comum, no mundo em que vivemos, na perspectiva do saneamento básico, que inclui serviços públicos de abastecimento de água, manejo adequado do esgoto sanitário, das águas pluviais, dos resíduos sólidos e controle dos reservatórios e agentes transmissores de doenças, como os insetos que transmitem o Dengue e o Zika vírus, que podem ser combatidos com o saneamento feito na casa de cada um, ao cuidar do quintal, do esgoto da casa e das águas pluviais, evitando que se acumulem.
Amazonianarede