Com a finalidade de reduzir o uso do copo descartável pelos idosos, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) lança neste sábado, 8, dentro do Projeto Agita Mindu, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Projeto Adote um Copo.
O objetivo é incentivar os idosos participantes do Grupo de Atividades da Unati a utilizarem o copo retrátil, que é de fácil transporte e higienização, durante a prática de exercícios físicos e no seu dia a dia.
O professor de Educação Física, Raimundo Araújo, coordenador do grupo, explica que o utensílio pode também servir, por exemplo, como porta-drágeas para os idosos que fazem uso de medicamentos.
Durante o lançamento, serão distribuídos copos retráteis para os 100 idosos integrantes do grupo e os caminhantes do Parque do Mindu, que desenvolvem atividades físicas no Parque Municipal do Mindu. O projeto Agita Mindu da Unati começou em maio deste ano. Para o professor Araújo, o projeto pode vir a ser desenvolvido em outras unidades de conservação e áreas protegidas municipais.
“Existem estudos ambientais que atestam que um copo descartável consome água em sua fabricação. E para reciclar esse copo é consumia ainda mais água, some-se a isso o petróleo usado em sua fabricação”, afirma Araújo, enaltecendo a parceria com a Semmas em favor da qualidade de vida e conservação ambiental.
Além da campanha Adote um Copo, os idosos participarão de atividades físicas, com caminhada nas trilhas, alongamento e ginástica. No domingo, o grupo realiza uma homenagem ao Dia dos Pais, com os idosos e seus familiares.