
MANAUS – De janeiro à primeira quinzena deste mês, 4.126 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados, em Manaus, em blitz da ‘Lei Seca’. O aumento foi de 235% em comparação ao mesmo período em 2014, segundo balanço divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), nesta quarta-feira (23), ao lançar a campanha fim de ano ‘Seja você a mudança no trânsito’. Em 2014 foram 1.230.
O diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, disse que as fiscalizações serão mantidas. “As fiscalizações, tanto da ‘Lei Seca’ e as rotineiras, serão realizadas durante 24 horas, de forma itinerante e em barreiras fixas”, explicou Feitoza, ao ressaltar que as blitz também ocorrerão em casas de shows e locais próximos às festas públicas do Réveillon.
“A parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, o Manaustrans, a Polícia Rodoviária Federal é o que garante as fiscalizações resultando o número de apreensões”, informou Feitoza.
O balanço de 2015 do Detran-AM revela que somente 33.787 mil motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por dirigirem alcoolizados ou de maneira arriscada. Já em relação às mortes em acidentes de trânsito, houve queda de 20% nas ocorrências.
Para intensificar ainda mais o serviço de fiscalização no período do Natal e festas de Ano Novo, o Detran usará novos veículos. Ao todo foram 15 motocicletas, duas plataformas, duas vans e cinco carros que foram entregues para o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, hoje.
*EMTEMPO