BRS já está com licitações homologadas para Eixo Leste

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), já homologou as licitações para a implantação do sistema Bus Rapid Service (BRS) no Eixo Leste, que compreende as avenidas Camapuã, Grande Circular e alameda Cosme Ferreira.

A empresa M P Construções LTDA foi a vencedora do certame para a implantação do sistema na avenida Camapuã e alameda Cosme Ferreira. O custo da obra é de R$ 844.553,92. A EDEC Engenharia Construção e Comércio LTDA, por sua vez, executará a intervenção na avenida Grande Circular. O custo da obra é de R$ 1.005.546,80.

Os despachos foram publicados na edição nº 3210 do Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 16 de julho.

A ordem de serviço para a execução de serviço deverá ser emitida até o fim desta semana. A previsão é de que as obras do Eixo Leste tenham início até o fim deste mês.
Eixo Norte-Sul

Dos oito abrigos do sistema Bus Rapid Service (BRS) localizados na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, quatro já estão sendo reestruturados pela Prefeitura de Manaus. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), teve início no dia 1º de julho, nas proximidades do Olímpico Clube.

O serviço é realizado pela empresa Red Engenharia LTDA, ganhadora da licitação para implantação de 13 abrigos nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que compreendem o eixo Norte-Sul, cujo valor global é de R$ 1.242.852,25.

Uma equipe de engenheiros do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Seminf fiscaliza a obra, que tem prazo de 120 dias para ser concluída. Na avenida Constantino Nery, os oito abrigos são bidirecionais, ou seja, o passageiro pode embarcar no coletivo nos dois sentidos da via. Na avenida Torquato Tapajós, por sua vez, as cinco paradas são unidirecionais.

As obras consistem na reestruturação completa das antigas paradas do extinto sistema Expresso, que envolve também a implantação de outros 16 abrigos do eixo Leste.

O sistema

O BRS é um sistema de transporte com faixas preferenciais para ônibus, que visa dar mais agilidade ao sistema de transporte coletivo. Para a implantação do sistema, a Prefeitura pretende revitalizar todas as 16 paradas existentes do antigo sistema Expresso, na primeira etapa (Constantino – Torquato) e na segunda etapa (Camapuã – Cosme Ferreira – Grande Circular). Com isso, pretende-se reduzir os engarrafamentos destas vias e revitalizar os espaços destinados anteriormente ao Expresso.

(Semcom)

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