Manaus, AM – A capital amazonense registrou no mês de outubro deste ano o menor número de homicídios desde 2013. Com 46 mortes violentas, houve uma redução de 30% na comparação com outubro do ano passado e de 16% frente a setembro deste ano. A queda reflete as mudanças adotadas na área de segurança pública nos últimos dias, com reforço nas operações policiais e aumento do patrulhamento nas ruas.
Os números foram divulgados na manhã desta sexta-feira (3), na sede do Governo do Amazonas, zona oeste, pelo vice-governador e secretário de segurança Bosco Saraiva, acompanhado de toda a cúpula da segurança pública do Estado.
“Esses dados positivos do mês de outubro refletem o trabalho integrado das forças de segurança do Amazonas. Nós estamos trabalhando com os mesmos homens e recursos, mas com recursos otimizados e homens motivados”, afirmou Bosco Saraiva, ao destacar que esta integração tem permitido reforçar o patrulhamento e o trabalho de investigação, realizados respectivamente pelas Polícias Militar e Civil.
Os dados fazem parte dos indicadores de criminalidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), que servem de parâmetro para o planejamento e execução de políticas públicas para a área. O mapa envolve os principais indicadores de violência, como homicídio, roubos, furtos e latrocínio, e a produtividade das polícias, como combate ao tráfico de drogas e recuperação de bens.
Segundo o secretário de segurança, ainda no mês de novembro, a zona leste também receberá reforço no patrulhamento ostensivo. As zonas oeste, centro-sul e sul também serão contempladas.
“Nós esperamos, muito em breve, ter a cidade inteira coberta por patrulhas policiais. Estamos perseguindo essas metas. Isso não é um planejamento para daqui a dez anos, nem daqui a dois, mas ações que iremos implementar de forma imediata”, disse o vice-governador.
Com o início do governo Amazonino Mendes, em outubro, a SSP-AM retomou o patrulhamento comunitário na zona leste com a entrega de 51 novas viaturas. O mês também foi marcado pelo destaque no combate ao tráfico de drogas, quando a atuação integrada da inteligência resultou na apreensão de 1,4 tonelada de entorpecentes. Nesse período, a inteligência realizou a maior apreensão de cocaína pura da história do Estado. Em 2017, as apreensões de drogas já alcançaram 11,6 toneladas, maior volume da série iniciada pela SSP-AM em 2005.
De acordo com a estatística, o número de casos de tentativa de homicídio também foi o menor em quatro anos, em outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a redução chega a 63%, com o registro de 15 ocorrências.
Houve reduções, ainda, na quantidade de roubos aos ônibus do transporte coletivo, que caíram 8% em outubro frente a setembro de 2017. O número de furtos a estabelecimentos comerciais também baixou. Foram registrados 500 casos, retração de 39% na comparação com o ano passado, quando houve 815 ocorrências. Os roubos a estabelecimentos comerciais ficaram 24% abaixo dos registrados em outubro do ano passado, com 274 casos frente a 362 no mesmo mês de 2016.
Entre as novas estratégias para reforçar o combate à violência, a Secretaria de Segurança Pública vem atuando no fortalecimento operacional nas chamadas manchas criminais, reforçando o policiamento em regiões com maior índice de ocorrências. Além das viaturas, motocicletas também estão sendo empregadas no policiamento ostensivo, com atuação especial nas regiões e horários considerados críticos nos bairros.
Outro foco é a ampliação do número de delegacias funcionando em regime de plantão, dobrando a quantidade de unidades abertas para atendimento da população em Manaus 24 horas por dia. Integrar as ações da SSP com as pastas de educação, cultura, esporte e área social também fazem parte da estratégia de combate à violência, com a realização do programa “Todos pelo Amazonas”, que oferece serviços de vários órgãos de Governo em mutirão nos bairros da capital.
Operações integradas
Em menos de 30 dias na gestão da SSP-AM, o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, tem intensificado as operações realizadas aos finais de semana nas zonas norte e leste de Manaus. As ações envolvem a Secretaria Executiva Adjunta de Operações Integradas (Seaop), Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), Polícia Civil e Polícia Militar, além Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Manaus.
Índices gerais
No acumulado dos dez meses de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016, as estatísticas da SSP-AM em Manaus apontam queda nos indicadores de latrocínio, com 50 casos (-32%); lesão corporal – com 6.493 ocorrências (-6%); tentativa de homicídio, com 168 registros (-29%); e estupro, com 586 casos (-13%).
Outro dado positivo foram os 3.798 bens localizados e recuperados pela polícia, um aumento de 43,8%.
De janeiro a outubro, os casos identificados de tráfico de entorpecentes aumentaram. Foram 1.827 casos, com alta de 2,8%. Foram registrados 498 casos de posse e uso de entorpecentes. Foram apreendidas 472 armas de fogo.
Amazonianrede