Borba é sede de exposição indígena sobre encauchados

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (30 de outubro), o município de Borba (a 150 km de Manaus) será sede da 1ª Exposição de Encauchado Vegetal da Amazônia, o artesanato indígena fabricado a partir do látex.

Durante a programação, a Aldeia Laranjal, localizada no médio rio Madeira, também receberá atividades culturais e um torneio de futebol com premiação em dinheiro para os vencedores.

O evento reunirá indígenas de Borba, Nova Olinda do Norte (a 138 km de Manaus) e comunidades próximas a esses municípios. A atividade está ligada ao projeto que é executado pela Seind e parceiros, como a Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror-AM) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

A ação faz parte da câmara técnica Sustentabilidade Econômica dos Povos Indígenas, que compõe o Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A pesquisa dos encauchados é desenvolvida junto a comunidades indígenas e comunidades extrativistas da Amazônia pelo Polo de Proteção Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio), que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.