Borba com milhares de fieis e alegria festeja seu padroeiro, Santo Antônio

Borba – Com milhares de fies e centenas de barcos ancorados, a cidade de Borba situada à margem direita do Rio Madeira, a 150 quilômetros de Manaus, festeja o seu padroeiro Santo Antônio.

O maior evento religioso do interior do Amazonas acontece há 257 anos, e este ano celebra jubileu de ouro da criação da Prelazia, momento em que a igreja local recebe um Bispo para administrar as paróquias do município.

Foram 14 dias de homenagens, que começaram à meia noite do dia 31 de maio, com a benção do Bispo e a tradicional valsa da meia noite. O festejo vai até o dia 14 de junho.

Durante esse período, a população da cidade triplica, com a chegada de milhares de romeiros de várias cidades do Amazonas, de outros estados e, até países, que vão ao local agradecer pelas graças recebidas, ou fazer um pedido especial a Santo Antônio. Para o prefeito da cidade José Maria Maia (Baía), a ideia é unir-se à prelazia para fazer de Borba uma cidade peregrina.

“É o nosso primeiro ano de gestão. Eu quero dizer a todos que nós iremos transformar esse evento num turismo religioso profissional. Queremos destacar o turismo ecológico, com visitas em outras comunidades, rios, igarapés, lagos e nossa comida típica. Então, a gente quer apresentar um cardápio de variedades, para que todos que virão para cá, os filhos de Borba e simpatizantes da festa de Santo Antônio, se sintam bem à vontade.”, afirma o prefeito.

Além da religiosidade, o peregrino que vem a Borba, também pode curtir a cultura local, com suas músicas, danças, além da arte, que retratam a realidade e revelam talentos natos.

O visitante também conhece os principais pontos turísticos da cidade. Logo na chegada, de frente para o rio, encontra-se a imponente estátua de Santo Antônio, com 13 metros de altura, a mesma foi construída pelo renomado artista plástico amazonense Marius Bell.

No mesmo complexo, pode-se conhecer a Catedral-Basílica de Santo Antônio, uma das cinco no mundo, a conter as relíquias do santo. A mesma possui quatro frentes iguais, além da sala dos milagres e a imagem centenária do Santo.

Além do lado religioso, o turista ainda pode se banhar na piscina natural do balneário do Lira, além do Puxurizal e Mapiá.

Borba é uma cidade construída no coração do Amazonas, com a religiosidade e arte à flor da pele. Preserva a cultura, o verde e um povo acolhedor incansável na hora de render graças ao seu mais ilustre patrono: Santo Antônio.(Amazonsat e redação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.