Borba celebra “Festa de Santo Antônio”

Borba, AM – Fé e emoção marcaram mais uma edição da festa de Santo Antônio de Borba. A celebração do maior evento religioso do interior do Amazonas contou, nesta quarta-feira, dia 12 de junho, com a presença da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, do vice-governador, José Melo, e de titulares de secretarias estaduais.

As comemorações ao Santo Padroeiro da cidade (distante 208 km de Manaus), que acontece há mais de dois séculos, teve início no dia 31 de maio e encerra nessa quinta-feira, 13 de junho, com a tradicional procissão pelas ruas do município.

A programação contou com shows na praça de eventos da cidade, missas na Catedral e homenagens à primeira-dama Nejmi Aziz, que também é cidadã borbense. “Eu fico feliz em participar de um evento tão importante como esse que traz renovação espiritual para muitas famílias que moram em Borba e que vêm de vários lugares do Estado”, disse.

O vice-governador, José Melo, destacou a importância do evento na vida espiritual das pessoas. “É um evento religioso que tem sido extremamente importante para muitas pessoas e de grande referência para o Brasil, em que fortalecemos a fé e o amor ao próximo”.

Conforme o Pároco da Catedral de Borba, Jânio de Assis, a tradicional festa valoriza a história da cidade. “É um evento que valoriza o povo borbense em que muitas pessoas participam trazendo suas promessas e recebem as bênçãos de Deus nas suas vidas”.

Sensibilização – A festividade também contou com ações de sensibilização contra o trabalho e exploração sexual infanto-juvenil, desde o início das comemorações. A ação teve apoio da Secretaria Estadual de Assistência (Seas) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de Borba. O trabalho foi desenvolvido no porto, nas praças e logradouros públicos da cidade com distribuição de informativos e fiscalizações nos locais.

Fiéis – O funcionário público João de Freitas, 50, mora em Manaus e participa há 12 anos da festividade de Borba. Ele disse que é sempre renovado espiritualmente quando vem para a cidade. “Eu me sinto realizado como devoto de Santo Antônio todas as vezes que venho na cidade rever a Basílica e participar da procissão. Isso representa renovação espiritual para minha vida”.

A aposentada Maria Rodrigues, 75, que participou da construção da Catedral de Borba, conta que todos os anos se emociona ao contemplar milhares de pessoas participando da festejo. “É tão lindo ver como tanta gente vem de longe para buscar mais a presença de Deus. Eu tenho certeza de que todos saem diferentes desse lugar”, disse.

FOTOS: HERICK PEREIRA / AGECOM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.