
Manaus, deverá ganhar dentro de aproximadamente quatro meses, mais uma grande e forte atração turística, que relembrará a Manaus antiga. O fato é que os famosos bondes elétricos, deverão voltar a circular em um trecho turístico no centro da capital e a Prefeitura trabalha para colocar isso em prática ainda neste primeiro semestre deste amo.
Com isso, a cidade, reviverá ma história que soma mais de 120 anos deve ressurgir pelas ruas de Manaus. O bondinho elétrico, famoso meio de transporte do século 19, deve voltar a funcionar em vias do Centro da capital em 2017, segundo a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC). O secretário Robério Braga disse que a proposta é que o bonde incentive ainda mais o turismo na região.
Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a implementar o sistema de transporte. Com o passar dos anos, os trilhos do bondinho foram cobertos por asfalto. Porém, partes do antigo caminho feito pelo bonde foram encontradas durante as obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, o que viabiliza o projeto turístico, segundo Braga.
Um levantamento arqueológico já realizado no local aponta que os trilhos estão conservados e foram evidenciados no mesmo nível dos paralelepípedos.
“Esse é um projeto que começou em 2001 e está sendo desenvolvido com toda a pesquisa, consultoria, levantamento de área e prospecção nas principais vias centrais da cidade. O projeto de engenharia elétrica e da linha do bonde está todo feito. Tiveram adaptações, ajustes e está compatível com as obras na Av. Eduardo Ribeiro”, disse o secretário.
Segundo ele, o bondinho deve transportar passageiros do Porto de Manaus até o Teatro Amazonas, e vice-versa. Confome o projeto, o bonde deve passar pelas avenidas Costa Azevedo, 10 de julho, Eduardo Ribeiro e, em seguida, percorrer as praças do Relógio, da Estação e praça da Matriz até a área portuária.
Previsão
Carregando…
·Globo Player v0.2.29
Ainda não há previsão para o início das obras. Conforme Braga, elas devem começar com o término das ações de revitalização no Centro da cidade. O prazo é que os bondinhos sejam inaugurados até junho de 2017. “A gente ainda precisa descobrir outros trilhos que possam existir. Quando isso for feito, nós vamos implantar os trilhos, fazer uma estação de energia que ficará do lado do Bar do Armando, depois construir o carro e implantar o sistema”, explicou.
Com a proposta de virar uma atração turística, o bonde deve imitar o modelo implantado em 1893, quando o primeiro sistema surgiu na gestão do governador Eduardo Ribeiro. “Será um bonde turístico como tem em Lisboa, São Francisco, em Santos. Ele terá hora certa para ir e voltar. Qualquer pessoa poderá utilizar. É um elemento da memória tradicional da cidade que tem um apelo cultural muito significativo para Manaus”, disse ele ao reforçar a gratuidade do serviço.
Amazonianarede-Assessoria