Bolsa Universidade: Programa oferece 20 mil vagas para 2013

Amazonianarede – Semcom

Manaus – As inscrições eletrônicas para o Processo Seletivo 2013/1 do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, iniciaram nesta quarta-feira, 26, a partir das 16h e vão até o dia 13 de janeiro. Para o certame são ofertadas 20 mil vagas, conforme edital publicado na última sexta-feira, no Diário oficial do Município (DOM).

Do total de vagas ofertadas, 19.668 são para estudantes que vão cursar o primeiro período. Para os cursos de licenciaturas são 3.474 e, para cursos tecnológicos – de curta duração, 5.468 vagas.

Os candidatos podem concorrer com três opções entre os 67cursos ofertados nas áreas de Humanas, Exatas e de Saúde. As vagas são para as Instituições de Ensino Superior (IES): Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Fucapi, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ciesa, Boas Novas e Maurício de Nassau – esta, a mais nova parceira do Programa Bolsa Universidade.

Conforme dados da Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMdS), gestora do Programa Bolsa Universidade, de 2009 a 2012 – foram concedidos 39.293 oportunidades de acesso ao ensino superior.

As inscrições são feitas em duas etapas: pela internet, no portal da Prefeitura de Manaus, www.manaus.am.gov.br  e, em seguida, a fase de recebimento dos comprobatórios da condição socioeconômica e acadêmica do candidato, que devem ser entregues nos postos, a serem informados no portal.

Para facilitar o acesso dos candidatos foi firmada parceria com a Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), que vai disponibilizar 50 lan houses, nas quais bolsistas do programa vão auxiliar nas inscrições. A lista com os endereços dessas lan houses também está disponível no portal.

Representantes das IES parceiras do Programa Bolsa Universidade compareceram à coletiva de anúncio do Processo Seletivo 2013/1, ocorrido nesta quarta-feira, às 15h, na sede da FMdS/Programa Bolsa Universidade, à rua Fortaleza, 443-B, Adrianópolis. A novidade deste certame é a entrada da faculdade Maurício de Nassau, que oferta vagas para os cursos de Pedagogia e Comunicação Social (Publicidade e Propaganda).

Novo salário-mínimo

Segundo o professor Rony Siqueira, presidente da FMdS, para comprovação de renda será adotado o valor do novo salário-mínimo: R$ 678,00, anunciado no último dia 24, pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman.

Ele também alertou aos candidatos que ainda não fizeram vestibular em uma das IES parceiras do Programa Bolsa Universidade, que o façam o quanto antes. “O candidato pode concorrer com o comprovante do vestibular válido, para ingresso no primeiro semestre de 2013, pois pode acontecer que ele tenha feito o vestibular nos meses de outubro ou novembro, deste ano”, lembrou.

O Processo Seletivo

São requisitos para participar do processo seletivo: ser brasileiro nato ou naturalizado; ter sido aprovado em vestibular para o período letivo de 2013/1 em uma das IES participantes do programa, ou já estar vinculado a um dos cursos oferecidos; ser residente na cidade de Manaus; não possuir diploma de curso superior e se comprometer em participar dos programas, atividades e projetos realizados pela Prefeitura de Manaus.

Documentos necessários

As inscrições pela internet podem ser feitas no período de 26 de dezembro a 13 de janeiro. Os candidatos devem ficar atentos à entrega de documentos que será no período de 09 a 18 do mesmo mês.

Devem ser apresentados os documentos do candidato e dos demais membros da família, residentes na mesma casa. São eles CPF, RG, Certidão de Nascimento, Declaração de Renda Familiar, Comprovante de Renda, Declaração de Renda de Autônomo, Comprovante de Residência, Comprovante de aprovação em vestibular – para o período letivo de 2013/1 (para estudantes que irão cursar a partir do segundo período em 2013/1, declaração ou outro documento atualizado que comprove vínculo com a IES) e Laudo Médico com o CID (para
Pessoa com Deficiência). Apenas laudos médicos e declarações deverão ser entregues em via original.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.