Belém: Após mais de 5 horas, encerra a procissão do Círio

12-10cirioBelém, PA – Fé, devoção e muita emoção marcaram o Círio 2014. Nas ruas de Belém, mais de 2 milhões de fiéis acompanharam a procissão do 222º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, neste domingo (12). Após um pouco mais de 5 horas, a imagem peregrina chegou à Praça Santuário, onde foi realizada a missa de encerramento da procissão.

O Círio é sexta e a mais importante das 12 romarias oficiais da quadra nazarena. Com o tema “Ensina teu povo a rezar”, os fieis agradeceram graças alcançadas e pediram a proteção da “Nazica”, como é carinhosamente chamada pelos paraenses.

A missa que antecedeu a procissão teve início às 5h da manhã, em frente à Catedral da Sé e foi celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Durante a madrugada, centenas de fiéis já aguardavam no local. Após uma hora de celebração, a imagem peregrina foi colocada na berlinda para dar início à procissão do Círio 2014.

Promesseiros de joelhos, com objetos nas mãos que representam as graças alcançadas ou pedidos, pais com crianças vestidas de anjos, romeiros carregando cruz com 80 quilos, foram algumas das imagens que mais chamaram a atenção durante a procissão.

Seja acompanhando ou parado para a passagem de Nossa Senhora de Nazaré, os fiéis em todos os lugares erguiam as mãos e louvavam. “Não tem como não se emocionar. Não tem explicação. A imagem vai se aproximando e dá um nó na garganta, as lágrimas começam a escorrer no rosto. É um momento de agradecer por todas as garças alcançadas, agradecer por todos os livramentos da violência que vivemos nos dias de hoje, agradecer por teu saúde e uma família unida. Agradecer sempre, mas também pedir que a ‘Nazica’ continue nos abençoando e nos protegendo, todos os dias”, diz emocionada romeira Maria de Fátima Azevedo.

12-10cirio1Ao todo a berlinda com a imagem peregrina demorou um pouco mais de cinco horas, para percorrer os 6,3 quilômetros e para chegar à Basílica Santuário, passando pelas avenidas Boulevard Castilho França, Presidente Vargas e Nazaré.

Por volta das 6h45, na avenida Boulevard Castilho França, a Berlinda começou a ser atrelada à tradicional corda da Procissão, que é um dos principais símbolos do Círio. Segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará), mais de 7.500 devotos de Nossa Senhora de Nazaré puxaram a corda. O dos principais símbolos do Círio começou a ser cortado pelos fiéis logo na entrada da Avenida Nazaré. Segundo a diretoria da Festa, esse foi o motivo pelo qual a Berlinda passou mais de 30 minutos parada entre a saída da avenida Presidente Vargas e a entrada da avenida Nazaré.

A cada ano que passa, mais turistas visitam a capital paraense para passar o Círio de Nazaré,aumentando assim a economia local. Durante a procissão, os mais de 10 mil voluntários da Cruz Vermelha tiveram que prestar socorro aos romeiros que passaram ou crianças que se perderam de seus pais. Nos próximos 15 dias, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ficará exposta no altar da Praça Santuário, localizada em frente a Basílica de Nazaré, período conhecido como “Quinzena Nazarena”, onde os fiéis podem visitar e ver a imagem mais próxima.

A partir de hoje, até o dia 26 deste mês, acontece o Círio Musical, que receberá bandas atrações nacionais como o Padre Antônio Maria, Anjos do Resgate, Rosa de Saron, entre outros.

As procissões seguem nos próximos dias. De 14 a 25 de Outubro acontece o Terço da Alvorada, onde os fiéis saem em oração pelo entorno da Basílica Santuário, conduzindo uma réplica da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No dia 18 acontece a Ciclo Romaria, seguindo da Romaria da Juventude. No próximo domingo (19), acontece a Romaria das Crianças, que está em sua 25ª edição. As romarias do Círio seguem até o dia 27 de Outubro, com o Recírio, que é a ultima Romaria, momento em que encerra o Círio 2014.

Por: Ana Paula Azevedo/DOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.