Beach Wrestling amazonense conhece rainha e reis da praia na Ponta Negra, em Manaus

(Foto: Cleiton Viana – Sejel)

O esporte amazonense conheceu seis campeões inéditos na história. A primeira edição do Desafio Rei da Praia de Beach Wrestling, neste domingo, 20 de outubro, na Ponta Negra, em Manaus, teve a participação de 134 lutadores e consagrou uma mulher (Ketlen Vieira) e cinco homens (Leandro Araújo, Marcelino Cavalcante, Sérgio Novo, Paulo Victor Santos e Alexandre “Jacaré” Santos).

O evento foi uma realização da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva, Olímpica e Greco-Romana (FALLE) e Federação Amazonense de Mixed Martial Arts (FEMMA), com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL). Um público circulante estimado em 5 mil pessoas viu de perto o show de lutas que movimentou o cartão-postal da capital amazonense das 8h às 13h.

O Desafio Rei da Praia faz parte da política pública para o esporte determinada pelo governador Omar Aziz. É prioridade do Governo incentivar as federações, os dirigentes e os atletas de todas as modalidades, oferecendo a estrutura da Sejel para a realização de eventos de pequeno e médio porte com excelente estrutura ao público e qualidade na organização.

MAJESTADE KETLEN

No absoluto feminino, Ketlen Vieira (Cagin/CTARA/Vila Olímpica de Manaus) fez uma final equilibrada contra Maria Siqueira (Cagin). A luta pelo ouro acabou indo para o golden score e Ketlen levou o troféu após fazer o primeiro ponto sobre adversária.

“Fiz quatro lutas e obtive quatro vitórias. O mais difícil foi superar o desgaste físico, pois o beach wrestlingnecessita do uso de muita força”, disse a judoca do Cagin, que foi quinta colocada no Campeonato Brasileiro Sênior 2013. “Tive alguns resultados ruins na temporada e o Rei da Praia eu considero a volta por cima”, declarou Ketlen.

FINAL INTERNACIONAL

Entre os homens, destaque para a categoria 80 kg, a final do Rei da Praia foi internacional: o amazonense Sérgio Novo (Gracie Barra) encarou o norte-americano Daniel Horwat (Norte Fitness). Com apoio da torcida, o lutador da casa mostrou raça, venceu o gringo e faturou o troféu.

CTARA MOSTRA FORÇA

Quem também brilhou foi o time de luta olímpica do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). Na final da categoria 90 kg, Paulo Victor Santos juntou força e técnica e superou Jânio Rodrigues (Orley Lobato). Ele compartilhou a conquista com a galera, os técnicos Helton Henrique e Waldeci Silva, o presidente da FALLE, José Falabella Netto, e o secretário executivo da SEJEL, Anderson Souza.

PASSOU O CARRO

Na categoria acima de 90 kg, Alexandre “Jacaré” Santos confirmou o favoritismo. O atleta do CTARA/Vila Olímpica/Prefeitura de Manaus reinou absoluto na Ponta Negra e venceu quatro oponentes. Na final, “passou o carro” sobre Maciel Cavalcante (CT Bruno Cilla).

“Essa conquista não é uma surpresa, pois treinei muito para o Rei da Praia”, afirmou Jacaré, que no judô é bicampeão mundial entre os másters.

RESULTADOS – 1º DESAFIO REI DA PRAIA

FEMININO ABSOLUTO
1 – Ketlen Vieira (Cagin/CTARA/Vila Olímpica de Manaus)
2 – Maria Siqueira (Acopajam/Vila Olímpica de Manaus)
3 – Laura Cristina (Acopajam/Vila Olímpica de Manaus)
MASCULINO 60 kg
1 – Leandro Araújo (Gracie Barra Amazonas)
2 – Gilmário Batista (Gracie Barra Amazonas)
3- Carlos Daniel (Top Life)

MASCULINO 70 kg
1 – Marcelino Cavalcante (CT Bruno Cilla)
2 – Carlos Sérgio (Top Life)
3 – Adriano “Quarenta” Rodrigues (Acopajam/CTARA/Vila Olímpica de Manaus)
MASCULINO 80 kg
1 – Sérgio Novo (Gracie Barra Amazonas)
2 – Daniel Horwat (Estados Unidos/Norte Fitness)
3 – Allan Ferreira (CTARA/Vila Olímpica de Manaus)

MASCULINO 90 kg
1 – Paulo Victor Santos (CTARA/Vila Olímpica de Manaus)
2 – Jânio Rodrigues (Orley Lobato)
3 – André Júlio (Paulo Coelho Team/CTARA/Vila Olímpica de Manaus)

MASCULINO +90 kg
1 – Alexandre “Jacaré” Santos (CTARA/Vila Olímpica/Prefeitura de Manaus)
2 – Maciel Cavalcante (CT Bruno Cilla)
3 – Heraldo Júnior (Erick Silva)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.