Basílica de S. Antônio de Borba estará reformada para a festa do padroeiro

Borba – A cidade de Borba, situada no rio Madeira, começa a se prepara para a realização de mais um festejo em honra ao seu padroeiro, Santo Antonio de Borba, este ano com o santuário todo reformado, obra bancada pelo Governo do Estado, segundo informação dos religiosos da prelazia, que este ano em julho estará comemorando meio século de atividades.

Segundo o bispo da prelazia, Dom Eloi Roggia, o evento religioso é um dos maiores do país e reúne todos os anos milhares de fiéis. A festividade celebra o dia do padroeiro do município, comemorado no dia 13 de junho.

A programação contará com procissão, trezena, missas, além de homenagens ao Santo e arraial com bingos, venda de comidas regionais e várias iguarias, além de atrações profanas, como conjuntos musicais para animar os fieis durante o arraial.

A basílica de Santo Antonio de Borba, o “santo casamenteiro, patrono dos casais apaixonadas e namorados, que está sendo restaurada e deverá ficar pronta antes do início dos festejos é a única da América do Sul que tem relíquias do santo”.

Turismo

A festa em honra a Santo Antonio é talvez a maior manifestação cultural e religiosa do município, por isso, anualmente atraí milhares de fies para esse turismo religioso e de Manaus e municípios vizinhos, centenas de barcos aportam na cidade levando peregrinos para a programação religiosa que a cada ano atraí mais turistas.

Além das atividades religiosas, os visitantes da cidade têm muitas outras atrações durante os festejos e os religiosos estão apostando que uma das grandes atrações deste ano será admirar a beleza do Santuário que está nos arremates finais, mas deverá ficar concluída para a festa.

Comércio animado

Visto como o maior momento festivo da cidade, os comerciantes estão ansiosos para a festa começar e com isso, melhorarem os negócios, a exemplo do que ocorre todos os anos, especialmente o pessoal dos hotéis e pousadas.

Mas, não é apenas esse seguimento que lucra com festa em função da grande afluência de visitantes. Os bares, restaurantes, mototaxistas, ambulantes, artesãos e outros seguimentos lucram com a grande festa.

Talvez por isso, a semana de festejos em honra a Santo Antônio de Borba, padroeiro da cidade, seja vista pelos comerciantes e certamente, como um verdadeiro milagre para a cidade, onde todos trabalham com mais alegria e conseguem ganhar um pouco mais e com isso, cidade também ganha, pois ajudar a aumentar a arrecadação através o aumento na arrecadação do ICMS do município.

Texto: Osny Araújo 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.