Barco explode em Macapá e fogo atinge mais 6 embarcações

Explosão deixou 4 feridos
Explosão deixou 4 feridos

Macapá – Um barco explodiu na madrugada desta sexta-feira (11) no Igarapé das Mulheres, porto localizado no bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou e atingiu mais seis embarcações que estavam ancoradas no local. Quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital de Emergências (HE) de Macapá. Cerca de 40 bombeiros permanecem no porto controlando as chamas.

De acordo com o diretor do Centro de Queimados do HE, Augusto Púpio, todas as vítimas – homens com idades entre 20 e 30 anos – correm risco de morte. O cirurgião plástico Alieksei Mello, que fez o primeiro atendimento aos feridos, informou que três deles estão com 70% do corpo queimado e o quarto paciente teve pelo menos 90% do corpo atingido.

A explosão teria ocorrido quando o dono da embarcação “José Felipe” improvisava uma “chupeta” (uso de cabos para repassar carga elétrica de uma bateria para outra), segundo o tenente-coronel Eliezer Menezes, do Corpo de Bombeiros.

“Havia gás solto no ar, o suficiente para iniciar uma explosão. Estamos contendo as chamas, e já descartamos a possibilidade de novas explosões”, explicou Menezes, acrescentando que a corporação trabalha com cinco viaturas no local desde as 2h da manhã desta sexta-feira. Até as 9h o fogo ainda não havia sido controlado.

Ao todo, o barco que explodiu carregava cerca de 14 mil litros de combustível de forma irregular, segundo o Corpo de Bombeiros.

O comandante da Capitania dos Portos, Lúcio Marques, disse que as fiscalizações em portos de Macapá foram intensificadas para evitar acidentes desse tipo.

“Inclusive na quinta-feira [10], já estávamos fiscalizando os portos. Mas ainda existe o problema de barcos que ancoram depois para abastecer. Estamos atentos a isso desde o início do ano”, afirmou Marques.

O local onde os barcos estavam ancorados fica próximo a um posto de combustível. As mangueiras das bombas de abastecimento ficaram queimadas pelo fogo. Contudo, as chamas foram contidas pelos bombeiros antes que ocorresse uma nova explosão.

Comerciantes que trabalham no entorno do Igarapé das Mulheres relataram que no porto os barcos ficam ancorados próximos uns dos outros, e que as chamas só não se expandiram porque a maioria das embarcações ancoradas na área foram afastadas do incêndio pelos próprios moradores.

Amazonianarede – Agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.