Manaus, AM – Uma embarcação foi apreendida transportando cerca de três mil litros de gasolina junto a passageiros nas proximidades do Porto da Manaus Moderna, no Centro de Manaus. De acordo com a Capitania dos Portos, o barco também estava com documentação irregular. Durante a apreensão, a dona da embarcação passou mal e precisou de atendimento médico.
A apreensão ocorreu por volta das 18h30 nas proximidades do Porto, quando a embarcação seguia para o município de Autazes, a 113 km de Manaus. De acordo com a Capitania dos Portos, a situação foi verificada após uma denúncia anônima.
“Constatamos que a embarcação não possuía profissionais habilitados para o porte da embarcação, ela estava sendo conduzida por auxiliares. Existia, no porão da embarcação e também no convés principal, combustível. Nós vimos cerca de 3 mil litros a bordo, e estavam levando passageiros no meio desse combustível, coisa que é proibida pela capitania”, afirmou o tenente Manoel Ramos.
Ainda de acordo com a Capitania, a gasolina foi devolvida a um posto de combustíveis e os 30 passageiros foram retirados da embarcação, que foi apreendida.
Segundo os funcionários da embarcação, os documentos existem e ainda não foram encaminhados à Capitania por conta da saúde da proprietária. “A documentação está aqui, mas ainda não foi despachada porque há seis meses a proprietária tá doente, com problema no coração, e ainda não teve como ir até a capitania”, afirmou Nilton de Souza, de 41 anos.
A Capitania afirmou que o documento existente perdeu a validade, pois desde 2014 a dona do barco não deu entrada no despache da embarcação.
A proprietária do barco, de 70 anos, passou mal após a abordagem da equipe da capitania. Ela foi atendida por volta das 21h30 pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Após apreendida, a embarcação ficará na Capitania do Portos e tanto a proprietária quanto o tripulante que dirigia o barco responderão pela irregularidade.
Amazonianarede-Bom Dia Amazonas