Bancos de Leite recebem dois mil frascos para ampliar número de doadoras

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Seccional Amazonas (Abrasel-AM), realizou a entrega oficial ao Governo do Estado de dois mil frascos de vidro, que permitirão ampliar o número de doadoras de leite materno. O material será utilizado na coleta e armazenamento de leite humano.

Os frascos foram arrecadados durante a campanha “Potes da Vida”, proposta pela presidente do Fundo de Promoção Social e Madrinha dos Bancos de Leite do Amazonas, a primeira-dama Nejmi Aziz, e executada pela Abrasel, em parceria firmada com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

A meta da campanha é fazer a coleta de mais 3 mil frascos, até junho do próximo ano, totalizando 5 mil unidades. A campanha contou com a participação de 13 empresas de alimentação, entre bares e restaurantes associadas à Abrasel, Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, além da solidariedade dos clientes das empresas.
Para a primeira-dama Nejmi Aziz, que foi representada na cerimônia por Carlysson Sena, subchefe da Agência de Comunicação do Estado (Agecom), este é um reforço importante para a campanha em prol do aleitamento materno e doação de leite humano, que ajuda a salvar milhares de vidas nas maternidades.

“Cada frasco doado é uma vida que pode ser salva. Mas, é importante também conscientizar que sem leite a doação não se completa, então que as mães grávidas ou em fase de amamentação possam continuar doando para os Bancos de Leite do Amazonas”, destaca Nejmi, observando que, na gestão do governador Omar Aziz, os Bancos de Leite aumentaram de 1 para 3.

A cerimônia de entrega dos frascos aconteceu no auditório da Susam, às 10h. Participaram também do evento, o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a presidente da Abrasel, Janete Fernandes e a responsável pela Área Técnica de Saúde da Criança da Susam, Katheire Benevides.

Destinação

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, os frascos serão encaminhados aos três Bancos de Leite Humano do Governo do Amazonas, instalados nas maternidades Ana Braga, na zona leste; Azilda Marreiro, zona morte; e no Instituto da Mulher Dona Lindu, na zona sul.

Com a arrecadação de novos recipientes, os Bancos de Leite poderão ampliar o número de doadoras e a quantidade de leite materno para distribuição a recém-nascidos atendidos na rede estadual de saúde, em especial nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

Nova campanha em 2013

Em janeiro de 2013, a campanha será retomada, com a proposta de fazer a entrega de mais 3 mil recipientes. “É uma forma de cumprir o nosso papel social, além de envolver as empresas e os clientes na campanha”, frisou a presidente da Abrasel-AM, Janete Fernandes, destacando que o trabalho desenvolvido nesta área pela primeira-dama, Nejmi Aziz, foi uma das grandes motivações da iniciativa.

Postos de coleta

A representante das ações dos Bancos de Leite do Amazonas, nutricionista Tânia Batista, explicou que em todas as maternidades da rede estadual de saúde há um ponto de coleta de leite materno e de frascos, bem como na Maternidade Municipal Moura Tapajóz, além de unidades da rede privada.

As doadoras podem, também, fazer o procedimento em casa, após passarem por avaliação de saúde, no Banco. O material é recolhido pelo carro coletor em dia e horários pré-agendados com as doadoras. Outras informações sobre doação podem ser obtidas nos Bancos de Leite pelos telefones 3214-9089 (Maternidade Ana Braga), 3236 7899 (Instituto da Mulher) e 3642-1028 (Maternidade Azilda Marreiro).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.