Avião cai após decolar do aeroclube de Manaus

Aviãode pequeno porte, cai próximo ao Aeroclube de Manaus
Avião de pequeno porte cai próximo ao Aeroclube de Manaus

Manaus, AM  – Uma aeronave de pequeno porte com seis pessoas caiu por volta das 8h desta quarta-feira (7) em Manaus em uma área verde no bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul da capital, nas proximidades do supermercado Veneza e do condomínio Miami. Conforme os bombeiros, cinco pessoas morreram, incluindo o piloto e uma criança de 4 anos. Uma vítima foi resgatada com vida. A aeronave tinha como destino Novo Aripuanã.

As vítimas do acidente foram identificadas como João Jerônimo da Silva Neto, que era o comandante da aeronave, Ana Alice Gomes, de 4 anos, João Frederico, Jefferson Juarez, Henrique Tiez Neto e Ruan Lemos. Ainda não se sabe qual deles é a vítima resgatada com vida. O sobrevivente era passageiro da aeronave e foi levado com ferimentos e queimaduras graves para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Conforme a assessoria do hospital, a vítima está em estado gravíssimo e passa por procedimentos no centro cirúrgico.

Modelo Emb-720 idêntico ao que caiu

A aeronave foi identificada como um modelo Embraer 720, da empresa Tio Táxi Aéreo, e decolou às 7h45 do Aeroclube de Manaus com destino ao município de Novo Aripuanã, localizado a 227 quilômetros da capital. Testemunhas afirmaram que o avião caiu de uma altura considerável e explodiu ao se chocar com o chão. A área foi isolada e os bombeiros controlaram os focos de incêndio para, posteriormente, resgatar os corpos das vítimas fatais.

Uma equipe do VII Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Aernáutica, foi ao local para investigar as causas do acidente. Também se fizeram presentes equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Civil, Polícia Militar.

Mesma empresa

A aeronave que caiu na manhã de hoje em Manaus é da empresa Tio Táxi Aéreo, a mesma envolvida em outro acidente aéreo na capital ocorrido no dia 24 de janeiro de 2013. Na ocasião, a aeronave bimotor modelo Sêneca, prefixo PTEUP, sofreu queda no estacionamento de uma empresa prestadora de serviços da Eletrobras, na rua Sergipe, bairro Parque das Laranjeiras, também na Zona Centro-Sul de Manaus.

No acidente aéreo de 2013, quatro pessoas ocupavam o avião, entre piloto e passageiros. O voo era proveniente de São Paulo de Olivença, município localizado a 988 quilômetros de Manaus. A aeronave e perdeu altitude e bateu contra uma antena de transmissão, caindo, em seguida, em cima de 18 carros que estavam estacionados no terreno.

Nota de pesar

O Governo do Amazonas lamenta a morte das seis vítimas do acidente de avião, que seguia de Manaus para o município de Novo Aripuanã, ocorrido na manhã desta quarta feira, dia 07 de dezembro. Entre as vítimas, o ex-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Frederico Cruz, além do comandante João Jerônimo da Silva Neto, Ana Alice Gomes, de 4 anos, Henrique Tiez Neto, Ruan Lemos e Jefferson Luiz Janzen.

Este último chegou a dar entrada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas segundo o laudo médico, a vítima não resistiu aos ferimentos e queimaduras e veio a óbito no início da tarde desta quarta-feira.

Durante a inauguração da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós, ainda nesta quarta-feira, o Governador José Melo pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente, especialmente de Fred Cruz, como era conhecido, e com quem trabalhou no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam).

amazônianarede-portalacrítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.