Avenida Getúlio Vargas começa a ser recapeada pela prefeitura

Manaus – O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, e o secretário municipal de Requalificação do Centro de Manaus, Rafael Assayag, acompanharam, na noite desta quarta-feira, 24, o início das obras de requalificação da avenida Getúlio Vargas, Centro.

A primeira fase, que deve durar 15 dias, incluindo sábados e domingos, consiste no recapeamento completo das duas pistas da via e na recomposição do canteiro central. O trabalho acontecerá somente durante a noite e madrugada, para evitar prejuízo ao trânsito.

Segundo a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), antes de ser totalmente recapeada, a Getúlio Vargas passará por fresagem, que é uma técnica que possibilita a remoção de camadas do pavimento, evitando ondulações e desníveis.

A pista direita da avenida, no sentido Centro-bairro, foi parcialmente interditada às 21h, com liberação de tráfego somente para ônibus. A partir da meia-noite, o trânsito foi totalmente suspenso para que equipes e máquinas trabalhassem no local. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) acompanharão as atividades.

Para este serviço, a Seminf dispõe de caminhão-pipa, máquina fresadora, dois caminhões trucados com capacidade para 14 metros cúbicos para pó de fresa (resto de pavimento), minicarregadeira (responsável pela limpeza do pavimento após a fresagem), e rolos pneumático e de chapa (para compactação e acabamento da massa). As equipes também realizarão desobstrução de bueiros, recomposição de meio-fio e sarjeta e reconstrução de calçadas.

O secretário Rafael Assayag destacou a importância da avenida Getúlio Vargas para a cidade. “É uma das portas de entrada da cidade. É a cara da Manaus arborizada, que podemos mostrar para todos. O fato de o prefeito Arthur Neto começar a requalificação do Centro pela Getúlio Vargas mostra a preocupação de resgatar o patrimônio histórico. A avenida terá uma nova cara, com novo sistema viário, mobiliário urbano reajustado e iluminação diferenciada”, ressaltou.

Para o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Hissa Abrahão, a requalificação da avenida Getúlio Vargas representa um resgate da cultura e da autoestima do povo manauense. “Cultura é história. E resgatar a arquitetura é uma forma de resgatar a cultura. O Centro de Manaus foi criado durante a vinda dos portugueses e tudo o que foi feito naquela época precisa ser resgatado. Estamos propondo um novo tempo para a cultura de Manaus, para que a população possa voltar a ter orgulho de suas raízes, as famílias possam passear nesse local, usufruir desse espaço. Iniciamos esse trabalho por uma avenida de tráfego intenso, sob o comando do prefeito Arthur. É uma prova de que, mesmo com poucos recursos, mas com muito trabalho e austeridade, podemos executar um serviço de qualidade”, salientou.

Entenda como ficará o trânsito

– A avenida Getúlio Vargas será fechada a partir das 21 horas, diariamente, para o tráfego de veículos pequenos, no trecho entre a avenida Sete de Setembro e rua Tarumã, no sentido centro/bairro.

– Os carros serão desviados para as avenidas Sete de Setembro e Joaquim Nabuco.

– Apenas ônibus poderão trafegar na faixa da direita da avenida, até a meia noite. A faixa da esquerda, ao lado do canteiro central, estará interditada para as obras.

– A avenida fica totalmente interditada a partir da meia noite na faixa centro/bairro.

– Reabre às 5h horas, com tráfego normal, permitindo o acesso dos veículos pequenos.

– As alterações no tráfego não interferem no itinerário dos ônibus que trafegam na avenida Getúlio Vargas.

Informações importantes

– Placas de orientação sobre os desvios de veículos pequenos serão instaladas nas esquinas da avenida Floriano Peixoto com Getúlio Vargas e Floriano Peixoto com a rua Quintino Bocaiúva, dando oportunidade ao condutor, com antecedência, em optar por outros itinerários.

– Durante o período de requalificação da Getúlio Vargas o projeto

– “Faixa Liberada”, que transforma a avenida em área de lazer ao domingos, será suspenso.

(Semcom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.