Manaus, AM – Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, a capitl amazonense registrou nove casos de roubos e furtos a condomínios registrados apenas nos dois primeiros bimestres deste ano. A Zona Centro-Sul da capital tem o maior número de casos registrados. As informações fazem parte de um balanço da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Em um dos casos registrados neste ano, uma família foi feita refém no bairro Parque das Laranjeiras.
Na última semana, uma mulher foi presa suspeita de praticar furtos em condomínios de luxo da cidade. Já na sexta-feira (5), uma quadrilha foi presa com 50 kgs de drogas em outro condomínio de luxo.
Segundo a SSP-AM, de janeiro a abril de 2017, dois roubos e sete casos de furtos foram registrados. Os roubos aconteceram em condomínios da Zona Oeste de Manaus. Três furtos aconteceram na Zona Centro-Sul, dois na Zona Norte e outros dois na Zona Oeste.
Em 2016, no mesmo período do ano, 44 roubos e furtos foram registrados em condomínios. Durante todo o ano, o maior índice de ocorrências aconteceu na Zona Centro-Sul, com 25 casos de roubos e furtos, segundo a SSP-AM. Ao todo, 81 casos foram registrados nos 12 meses de 2016.
Assalto com reféns
Na madrugada de 24 de março, um casal e os dois filhos foram feitos reféns em um roubo ocorrido na casa onde moram em um condomínio no bairro Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul de Manaus.
Dois homens armados invadiram a casa e, por volta das 3h, roubaram joias e relógios e outros objetos de valor. Segundo as vítimas, o prejuízo ultrapassa os R$ 300 mil. O condomínio é fechado e possui segurança armada e circuito interno de vigilância.
Drogas
Segundo a Polícia Civil, dois dos suspeitos escondiam cerca de 50 kg de maconha em uma casa situada em um condomínio de luxo, no Parque das Laranjeiras. A prisão ocorreu por volta de 19h. Por meio de uma denúncia anônima, policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) souberam que uma quantidade de drogas estava sendo transportada por dois homens, de 31 e 32 anos, em um carro modelo Corolla.
Suspeita presa
Uma vendedora é suspeita de entrar em, pelo menos, cinco condomínios de luxo e furtar 20 apartamentos, em Manaus. Valdenice de Aquino da Silva, de 34 anos, teria invadido os imóveis com ajuda de uma chave micha –instrumento usado para abrir fechaduras – e de chaves deixadas debaixo de tapetes. Joias, bolsas de marcas famosas e dinheiro das vítimas foram levados. A ação criminosa gerou um prejuízo de mais de R$ 500 mil, segundo a Polícia Civil.
As investigações apontaram que a mulher também se passava por moradora e usava outros disfarces para entrar nos condomínios. A suspeita foi presa no dia 25 de abril deste ano, na Zona Centro-Sul da capital.
De acordo com a polícia, depois de entrar no prédio a mulher buscava identificar apartamentos que os moradores não estivessem por meio das vagas vazias nas garagens. Para entrar nos condomínios, a mulher se passava por moradora, amiga de moradores, locatária ou interessada em comprar imóveis nos prédios.
Amazonianarede-Rede Amazonica