Artistas circenses receberão novos incentivos do Governo do Estado

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O incentivo aos projetos e espetáculos circenses no Programa de Apoio às Artes (ProArte), a realização de oficinas e workshops no interior do Estado para formação de novos artistas e grupos além da realização de cursos técnicos para aperfeiçoar os profissionais já atuantes na área, são algumas das principais propostas apresentadas na noite da ùltima quinta-feira, 28 de fevereiro, em reunião da Secretaria Estadual de Cultura com profissionais da categoria no auditório do Palacete Provincial.

Assim como nas reuniões anteriores com representantes de outros segmentos culturais do Estado, a secretaria destacou ainda a realização de cursos para a elaboração de projetos destinados aos editais promovidos pelo Governo do Estado e o destacamento de funcionários exclusivamente para acompanhar e orientar aos artistas sobre a documentação necessária.

Em 2012, um único projeto circense foi apresentado ao ProArte, apesar das vagas excedentes e recursos já previamente destinados pelo Governo do Estado para o setor.

Para os artistas e grupos participantes da programação artística promovida pela Secretaria de Cultura, a boa notícia é o adicional de 20% nos cachês para espetáculos que tiverem ocupação total. Em 2011, foram investidos R$ 106,5 mil em cachês para 174 apresentações e no ano passado foram R$ 133 mil para 213 espetáculos.

“A medida é para incentivar que os próprios artistas criem novas oportunidades para que a população conheça e acompanhem seus trabalhos, valorizando e estimulando os espetáculos circenses no Estado”, acrescentou a diretora-executiva da secretaria, Beth Catanhede.

As propostas apresentadas serão avaliadas pelos artistas e aquelas que forem indicadas pela categoria farão parte dos editais circenses para 2013, inclusive a participação no Mandaçaia Cultural, destinado à produções nos municípios do interior. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.