Arthur reinaugura UBS de horário ampliado na zona Norte

Arthur falou com carinho do homenageado que empresta o nome a UBS
Arthur falou com carinho do homenageado que empresta o nome a UBS
Arthur falou com carinho do homenageado que empresta o nome a UBS

Manaus, AM – O prefeito Arthur Virgílio Neto reinaugurou, nesta segunda-feira, 9, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Áugias Gadelha, localizada na rua 7, do conjunto Ribeiro Júnior, na Cidade Nova, zona Norte. Totalmente renovada, a UBS está entre as dez que funcionam em horário ampliado na cidade, de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, e aos sábados, de 7h às 12h.

Mais de 100 profissionais atuam na UBS Áugias Gadelha, entre médicos (clínico, pediatra e ginecologista); enfermeiro; assistente social; farmacêutico; cirurgião dentista; técnicos em enfermagem, patologia clínica, saúde bucal, dermatologia sanitária; auxiliares em saúde bucal, enfermagem, patologia clínica e serviços gerais; além de assistentes em administração, digitador e copeiro.

A carteira de serviço da UBS prioriza atividades de promoção e prevenção à saúde. Além das consultas com médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, o usuário irá contar com vacinação, farmácia gratuita com administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, curativos, nebulização, atendimento e profilaxia da raiva humana, triagem neonatal, abordagem sindrômica das DSTs, programa de automonitoramento (HiperDia), acompanhamento de programas de saúde/sociais.

Também estarão disponíveis exames diversos como baciloscopia, testagem rápida (HIV/sífilis e hepatites), citopatológico, inspeção da mama e eletrocardiograma.

Homenageado

A UBS Áugias Gadelha foi inaugurada pela primeira vez em 1992, na primeira gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a época como posto de saúde. O nome é uma homenagem ao jornalista amazonense Áugias Gadelha, que dirigiu o antigo jornal A Gazeta. “Foi um grande homem. Justo, muito inteligente. Meu tio, mas me tratava como um filho, uma vez que não tinha filhos. É uma justa homenagem que fazemos a ele, que além de jornalista, era escrivão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, ou seja, prestou relevantes serviços para Manaus”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto durante a reinauguração da unidade.

Com a entrega da UBS, a zona Norte passa a ter sua cobertura em saúde ampliada em 53%. “Aqui temos bons equipamentos e pelo menos 100 profissionais. É um passo muito importante para Manaus. Antes a cobertura era de apenas 23% nesta região. Hoje, mesmo com essa crise econômica, conseguimos com muito esforço dobrar essa capacidade”, completou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, lembrou que o horário ampliado possibilita o atendimento a usuários que trabalham durante o dia e não têm tempo para procurar uma UBS em horário comercial. “Esse usuário pode procurar nossa unidade até às 21 horas. Assim, ele não precisa ir a um hospital, muitas das vezes sem necessidade”.

Morador do Conjunto Ribeiro Júnior há 18 anos, o militar aposentado José Maria Sodré, 65, acredita que com a nova unidade, não só os moradores do conjunto serão beneficiados, como também de outras comunidades próximas. “Vai ser muito bom para todo mundo aqui da área que precisa”.

A Unidade Básica de Saúde Áugias Gadelha é a 43ª obra em saúde entregue pela atual administração municipal. Ela vai reforçar os atendimentos já realizados na zona Norte por outras 12 unidades.

Amazonianareede

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.