Arthur inaugura UBS no Puraquequara

quara
Artur entrega a UBS do Puraquequara

 

 

quara
Artur entrega a UBS do Puraquequara

Manaus, AM – Localizado na zona Leste de Manaus, o bairro Puraquequara recebeu nesta quarta-feira, 15, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Platão Araújo. Essa é a 48ª obra na área da Saúde entregue na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Enquanto muitos se curvam, nós enfrentamos a crise e entregamos mais essa obra em um momento, financeiramente, ruim para o Brasil, mas não podemos ser omissos e deixar de fazer o que Manaus precisa”, disse o prefeito.

A UBS Platão Araújo funciona na rua Barroso e dispõe de estrutura com, aproximadamente, 416 metros quadrados de área construída, para atendimento de 3.788 pessoas da comunidade.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com equipe de saúde composta por cirurgião dentista, farmacêutico, médico, clínico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, Agentes Comunitário de Saúde (ACSs), atendente de consultório dentário, técnicos em enfermagem e auxiliares de serviços gerais.

A aposentada Maria Xavier, de 67 anos, mora no bairro desde criança Usuária dos serviços de saúde do Município, ela gostou das novas instalações da UBS. “Está muito bonita, mais ampla. Agora, vai ficar muito melhor para nossa comunidade receber atendimento”, disse.

Já para Tereza Cerdeira, 83, participante do grupo de idosos do Puraquequara, a reforma do espaço era esperada há mais de dez anos. “Já ouvimos muita promessa e dessa vez aconteceu. Está maior, mais bonita e amanhã mesmo já venho pegar meus remédios na farmácia”, comemorou.

Serviços

A carteira de serviços em Atenção Primária da unidade entregue inclui: consulta médica, consulta de enfermagem, serviço odontológico, vacinação, posto de coleta itinerante, baciloscopia (TB), diagnóstico de malária, testagem rápida (HIV/Sífilis e Hepatites), curativo, inalação, farmácia gratuita, abordagem sindrômica das DSTs, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, exame citopatológico e inspeção das mamas, visita domiciliar, agendamento do SISREG, atendimento de puericultura, além do Programa Saúde na Escola, atividades de promoção e prevenção à saúde e acompanhamento de programas de saúde e sociais.

“Também contamos com uma base do Samu e a inauguração traz esse reforço para a Atenção Básica, pois todos os serviços passam a ser concentrados aqui. É uma conquista da comunidade e um grande esforço da prefeitura”, destacou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

De acordo com a projeção IBGE 2013, o bairro tem uma população de 6.451 habitantes e a cobertura populacional no bairro ultrapassou 155% em abril deste ano.

Amazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.