Arte e juventude revela jovens poetas da zona rural

Manaus – Mais de 400 adolescentes das escolas municipais Maria Leide Amorim e Solange Nascimento, na zona rural de Manaus, participaram nesta quinta-feira, 20, das 9h às 11, da quarta edição do projeto Arte e Juventude, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej).

Música, teatro, show de humor e sarau de poesia fizeram parte da programação, com apresentações gratuitas para estudantes, professores e pedagogos.

O Grupo de Teatro da Semdej, formado por Clayson Charles, Camila Duarte, Dinne Queiroz, Ítalo Almeida e Jonathan Antunes, apresentou a peça “Juventude e Poesia”, com autoria de Guta Rodrigues e direção colaborativa do elenco. O arranjo contou de uma forma diferente e dinâmica a origem da Poesia, com destaque para a música Pais e Filhos, da banda Legião Urbana, declamada em forma de poema pelos atores e cantada em coro pelos jovens da plateia.

“É muito gratificante para as crianças e para nós educadores receber um Projeto como este. Nós temos há muito tempo este teatro e a comunidade nunca recebeu nenhuma apresentação aqui. E com este movimento dentro da escola as crianças têm a oportunidade de crescer culturalmente, levando lembranças boas para toda vida”, considerou a diretora da Escola Municipal Maria Leide Amorim, Eunice Guedes.

Humor e música

O Show de humor e apresentação do evento ficou por conta da atriz Rosa Malagueta, famosa por representar a personagem “Maria” da popular dupla “Raimundo e Maria”. Com humor irreverente, Malagueta interagiu com professores e alunos, arrancando gargalhadas de todos. O cantor Cileno e Banda encerraram o “Arte e Juventude” pelo turno da manhã, fazendo todos cantarem e dançarem ao som de músicas com temática juvenil.

Uma das surpresas da quarta edição do Arte e Juventude foi o Sarau de Poesia elaborado pelos atores da Semdej. Na ocasião, a coordenação distribuiu folhas de papel e lápis para os alunos das escolas da zona Rural, com faixa etária entre 12 e 14 anos, que puderam fazer poesia.

“Todos escreveram belíssimos poemas. Os próprios alunos foram ao palco declamá-los diante dos colegas de classe, marcando um momento importante para o projeto, que cumpre o papel de ser um canal onde os jovens se expressam através da arte”, considera Rodrigo Guedes, Subsecretário Municipal de Juventude da Semdej.

Foto: MARIA AUGUSTA-SEMDEJ 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.