Área Internacional do Eduardo Gomes já está operando

(Amazonianarede – Infraero)

As obras de reforma do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes estão mais de 75% concluídas e tudo deverá ficar pronto no mês de abril, o que garantirá o seu pleno funcionamento por ocasião da Copa do Mundo que começa em junho.

Hoje, a Infraero entregou a parte nova do terminal de passageiros do aeroporto, na Zona Oeste. A área corresponde a mais de 70% das obras de reforma e ampliação do terminal.

Iniciados em novembro de 2011, os serviços têm investimentos previstos de R$ 444,46 milhões. As obras vão ampliar em 57 mil metros quadrados a área do terminal, aumentando para 13,5 milhões de passageiros por ano a capacidade do aeroporto de Manaus.

Atualmente, o terminal pode receber 6,4 milhões de embarques e desembarques. Em 2013, o aeroporto recebeu 3 milhões de passageiros. A estimativa para 2014 é de que 4 milhões de passageiros circulem pelo aeroporto entre embarques e desembarques.

As áreas liberadas hoje para os usuários englobam novas salas de embarque e desembarque internacional remoto (sem o auxílio da ponte de embarque), parte das novas áreas do saguão com embarque e desembarque e ainda parte do desembarque internacional, incluindo alfândega e imigração.

Também foi entregue parte do estacionamento de veículos do nível de desembarque – com um total de 400 vagas que serão somadas às 685 já disponibilizadas no nível de embarque em outubro do ano passado. Outras áreas que também já estão à disposição dos usuários são o viaduto do desembarque, o espaço dos balcões de vendas, reservas e informações das companhias aéreas, entre outras.

“Também estão incluídos novos equipamentos. Nas áreas que foram abertas, os usuários contam com oito elevadores, 11 escadas rolantes e duas esteiras de restituição de bagagem, que se somam aos já existentes”, destacou o superintendente do aeroporto de Manaus, Aldecir Lima.

O público também terá à disposição dois quiosques de lanches, farmácia, agências de turismo, locadoras de veículos e loja de vendas de pedras preciosas e semipreciosas, além do balcão de pagamento do estacionamento.

Os serviços bancários continuarão a funcionar no saguão antigo.

“A entrada em operação das novas áreas permite o andamento das obras no antigo terminal de passageiros, onde serão iniciados os serviços de demolição da outra metade do subsolo, construção do desembarque doméstico e a execução dos serviços restantes do saguão de desembarque”, ressaltou o superintendente da Regional Noroeste, Rubem Ferreira Lima.

Além disso, informou ele, “serão concluídas as reformas na parte do saguão existente com construção das novas áreas de check-in e das salas de embarque internacional”.

A previsão de entrega dessa parte da obra é para o final de abril deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.