Amazonas – Matrículas para escolas públicas do Amazonas e um sistema de alertas de multas no trânsito, vencimento de licenciamento de veículos e habilitação estarão disponíveis no celular a partir do mês de dezembro.
Novidade na área de mobilidade planejada pelo Governo do Amazonas, o aplicativo “Governo na Palma da Mão” teve seu protótipo apresentado ao governador José Melo nesta segunda-feira (29). A ferramenta é desenvolvida pela Empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).
O novo sistema vai reunir serviços na área de educação, saúde, arrecadação tributária, trânsito e segurança pública. Além da matrícula para ingresso nas escolas públicas, o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) será o primeiro a ser incorporado.
Entre as novidades, a possibilidade de pagamento de impostos e um sistema de alertas de multas e vencimento de licenciamento e habilitação, serão os primeiros disponibilizados na fase inicial.
A expectativa é promover a integração de todos os serviços oferecidos pelas secretarias governamentais. A iniciativa é inédita no país.
“A ideia é que todos os serviços que hoje temos na nuvem e na Internet possam estar disponíveis para a população amazonense de maneira simples, com acesso único ao cidadão. O objetivo é simplificar”, destacou o diretor-presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira.
Economia e eficácia nos serviços
A aposta na mobilidade tem o objetivo de dar maior eficiência no atendimento à população e foi intensificada desde o ano passado, por determinação do governador José Melo. Em dezembro de 2015, Melo orientou a criação do Marco Legal do TI, que deve ser levado à votação este ano pelo parlamento estadual.
Entre outras medidas está a criação do novo sistema da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), que permitiu economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos.
A medida incluiu também o monitoramento online da folha de pagamento. Secretarias como a de Educação (Seduc), de Fazenda (Sefaz) e a de Saúde (Susam) foram incluídas no pacote de inovação.
Com o “Governo na Palma da Mão”, a expectativa do governo amazonense é permitir melhorias nos serviços, ampliar a capacidade do usuário de fiscalizar os serviços e lançar novidades.
Uma delas é o acompanhamento das equipes de plantão em saúde e o agendamento online de consultas e exames médicos. O protótipo do projeto foi apresentado ao governador José Melo em reunião com os secretários de Educação, o diretor do Detran e a primeira dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira.
]“Essa modernização atende uma necessidade fundamental de melhorar a qualidade dos serviços públicos, mas sem que isso onere os cofres. Estamos investindo nesse caminho e já colhendo bons frutos.
Acho que essa ação vai ser fundamental para a transparência e vai dar ao cidadão melhores condições de acessar os serviços do governo e, principalmente, de ter condições de fiscalizar a sua execução”, enfatizou o governador, durante a reunião.
Amazonianarede