Aplicativo da Fapeam permite receber troco pelo celular

A ideia é investir no empreendedorismo e facilitar o troco do consumidor

Amazonas – As facilidades na vida digital, aumentam  cada vez mais. A falta de troca as vezes gera problemas em determinados momentos  mas nesse particular, o mudo digital oferece mais uma facilidade, para clientes e comercio.

Com o pensamento de facilitar a rotina dos comerciantes e clientes, os empreendedores do Amazonas criaram a plataforma: “Trocados”. A tecnologia permite que os consumidores possam receber “os trocados” quando o operador de caixa não tiver o valor disponível, principalmente  as moedas.

O produto é fruto de uma parceria firmada entre o Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), para incentivar o empreendedorismo inovador no Estado.

De acordo com o coordenador do projeto, Silvestre Paiva, um cenário comum nas lojas é a falta de troco, principalmente, quando se trata de moedas. Sentindo na pele a dificuldade, ele  em parceria com amigos apostaram na ideia de desenvolver um produto que facilitasse a vida do consumidor e do comerciante ao mesmo tempo.

“Criamos uma plataforma que permite o comércio passar o troco para o consumidor apenas com o número do celular. Assim, o cliente receberá o valor, imediatamente, por meio, do aplicativo, podendo acumular, transferir para uma conta bancária ou até colocar recarga de crédito no telefone, se houver saldo suficiente. É importante ressaltar que, no primeiro momento, o consumidor para receber o valor pelo ‘Trocados’  não precisará  ter o aplicativo instalado no aparelho.

A partir do momento que a empresa pede o número do celular do cliente, ele já recebe uma mensagem informando, por exemplo, que ‘o mercadinho  da dona Maria acabou de transferir R$0,50, para visualizar, consultar e usar seu troco baixe o aplicativo’. Nesse momento a pessoa poderá fazer  o download do aplicativo e realizar o cadastro, assim o valor estará disponível na sua conta”, explica Paiva.

 Mais serviços

A equipe também trabalha com a ideia de lançar outros serviços dentro do aplicativo como fazer recarga de carteirinha do transporte coletivo, realizar  pagamentos nos estabelecimentos, transferir para outros usuários, entre outras  funções.

No momento o aplicativo está disponível apenas para o sistema  Android, mas a equipe já está desenvolvendo para o  sistema iOS.

“O comerciante cria uma conta na nossa plataforma e faz uma reserva de saldo por meio de um depósito bancário. Depois de fazer esse procedimento é que ele pode passar o troco por meio do aplicativo”, disse Paiva.

 Parceria com empresas

O “Trocados”  pode ser encontrado em alguns estabelecimentos de Manaus. A equipe trabalha em parceria com cinco empresas. O sócio proprietário, Amaike Keric, disse que a plataforma surgiu após uma experiência de Silvestre Paiva como consumidor. Ele conta que o amigo passou pela experiência duas vezes, em um shopping da capital, na hora de comprar algo e não haver troco. Em outro momento tentou comprar outro produto e passou pela mesma situação, e acabou optando por não adquiri-lo.

“Ele trouxe esse  problema aos amigos como forma de criar algo que pudesse amenizar esse problema. O Silvestre é formado em Design e eu em Estatística. Fomos a campo ver como tudo acontece na prática e se era algo rotineiro. Fizemos uma pesquisa de mercado com quase 60 operadores de caixa e simulamos como consumidor a falta do troco.

Nós colocamos um fone de ouvido simulando toda ação e compramos pequenos objetos com valores altos e víamos a necessidade da falta do troco na hora. A experiência foi boa também, pois ouvimos as duas partes”, conta o empreendedor. Keric disse ainda que por meio do Sinapse da Inovação  foi possível tirar a ideia do papel  e colocá-la  em prática.

Ele conta que um fator que chamou sua atenção, durante as pesquisas realizadas com o projeto, é que apenas os consumidores acreditam que perdem quando não recebem o troco. Mas, segundo Keric o comércio também perde.

“Vou começar explicando  o lado do consumidor. Nós fizemos uma brincadeira dentro do site onde simulamos R$0,25 de troco perdido durante 12 meses.

O resultado mostra que o valor final corresponde a três idas à manicure, 14 recargas de celulares e três rodízios de pizzas. Brincamos com o número para mostrar que faz diferença, mesmo que seja um valor pequeno.

Durante a pesquisa tivemos informações que alguns comércios determinam valores que podem perder por dia e por operador de caixa. Por exemplo, temos um grande varejista que permite o operador de caixa perder até R$ 10 por dia. Fazendo uma média de sete operadores, corresponde  a mais R$10 mil por mês, e esse varejista tem 125 lojas, ou seja, se fazermos uma matemática a perda é muito grande”, acrescenta Keric.

Amazonianarede-Assessoria

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