Amazonastur estuda fomentar o turismo em Barcelos e Serra do Aracá

Barcelos, no Rio Negro, tem uma boita história e atrações turisticas

Amazonas – Por ser um Estado de dimensões continentais, o Amazonas abriga localidades que poucos conhecem, mas que possuem uma beleza singular. E um desses locais é o Parque Estadual Serra do Aracá, localizado no município de Barcelos.

Para conhecer todo o potencial turístico de uma das regiões mais lindas do Brasil, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai participar no início do próximo ano de uma expedição a Serra do Aracá, organizada pelo jornalista Sérgio Miranda, da SM Produções Cinematográficas.

A participação do governo nesta expedição tem por objetivo realizar um estudo completo que apontará toda a potencialidade turística da região que abriga, por exemplo, a maior cachoeira em queda livre do Brasil, a El Dourado, que tem mais de 350 metros de altura, além de outras riquezas naturais.

Vocação natural

O presidente da Amazonastur, Orsine Junior, afirmou que a vocação natural do Estado está na atividade turística e o Parque Estadual Serra do Aracá é um dos vários exemplos dessa propensão ao turismo.

A bela serra do Aracá

O jornalista Sérgio Miranda vislumbra, com a parceria da Amazonastur, a possibilidade de iniciar um projeto de estruturação para a recepção dos turistas que já visitam o local. “Nós já estamos fazendo por conta própria, lógico com a devida permissão do Estado, a abertura de trilhas para a base da maior cachoeira do Brasil, a cachoeira do El Dourado. E também estamos abrindo trilhas para uma área de floresta. No entanto, essas trilhas são para pesquisas científicas que nós pretendemos, com a ajuda do Estado, adaptar e estruturar para recepção do turista”, disse o organizador da expedição.

Parque

O Parque Estadual Serra do Aracá foi criado em 1990, pelo Decreto 12.836, de 9 de março. Localizado em Barcelos, ocupa uma área de 1.818.700 hectares (18.187 km²), ou 15 % dos 122.475,728 km² de área do município. Barcelos é o segundo maior município do Brasil. O parque recebe seu nome em virtude de um de seus afluentes, o rio Aracá.

A pesca artesanal chama turistas e ajuda na economoa do município

O parque é composto por planaltos que tem entre 1,2 mil a 1,6 mil metros de altura. Com fauna e flora típica de região, a temperatura média anual fica em torno de 20ºC. Além disso, este cenário ainda conta com rios, riachos, lagos, campina, campos e inúmeras cachoeiras.

A Serra do Aracá faz parte do Planalto das Guianas, que se inicia no sul da Venezuela e invade o extremo norte do Brasil, e surge como um imenso formato de “mesa” no meio da floresta amazônica.

Amazonainarede-Amazonastur

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.