Amazonas vai incrementar atividades no interior durante SNCT/2014

(Foto: Reprodução)

Manaus – Algumas definições para o Amazonas começam a ser tomadas pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti-AM) a respeito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 (SNCT).

Em 2013, o Amazonas ocupou o primeiro lugar no ranking nacional em número de atividades realizadas (9.256) e foi o único Estado a promover ações em 100% dos seus municípios (62). A classificação do evento está disponível no portal do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O segundo lugar em número de atividades ficou com Minas Gerais, que realizou 5.743, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do ano passado.

O grande diferencial da SNCT do Amazonas, em 2013, foi a realização da abertura e do encerramento da SNCT no interior do Estado; a ação deve ser mantida este ano. A experiência propiciou um maior envolvimento do público e das instituições de ensino e pesquisa que possuem unidades em outros municípios, além da capital.

A abertura e o encerramento no ano passado ocorreram em Parintins e Tabatinga, respectivamente.

Para 2014, esforços já começam a ser empreendidos para que os resultados alcançados no ano passado sejam superados. A expectativa ocorre em função de uma maior realização de atividades nos municípios, que deve ocorrer com o envolvimento de pesquisadores que atuam em instituições de ensino e pesquisa no Estado. Outros eventos promovidos pela SECTI-AM também devem ser agregados à SNCT/2014 no Amazonas.

A SNCT/2014 deve ocorrer entre os meses de outubro e novembro em datas a serem confirmadas pelo MCTI. Em 2013, 55 instituições parceiras realizaram atividades no Amazonas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.