Amazonas sediará 1ª edição da Mundial Art, em Manaus

Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e do Programa do Artesanato Amazonense, em parceria com a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses, realizará a 1ª Edição da Mundial Art – Feira Mundial de Artesanato, em Manaus, no período de 24 de maio a 2 de junho 2013, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, 2.100, Chapada, zona centro-sul.

A abertura oficial da 1ª Edição da Mundial Art será no dia 23 (quinta feira), a partir das 19 horas, com um coquetel e a apresentação da I Mostra de Produtos Amazônicos, para convidados e veículos de comunicação.

A Mundial Art reunirá mais de 10 mil itens de artesanato regional, nacional e internacional, que serão distribuídos em 102 estandes. O evento terá a participação de artesãos do Amazonas, de mais 15 Estados e 22 países. Do Amazonas, o Governo do Estado selecionou 150 artesãos de Manaus e de Manacapuru, Presidente Figueiredo, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba, Novo Airão, Parintins, Santa Isabel da Cachoeira e Autazes e Manaus. Entre os participantes estão indígenas das etnias Ticuna, Saterê Watyamã e Baré, e empreendedores do programa Economia Solidária.

Na feira, os artesãos do Estado terão a oportunidade de mostrar a cultura, a criatividade e originalidade de seus produtos artesanais, confeccionados com matéria-prima da fauna e da flora amazônica, como palha, madeira certificada e sementes. Haverá ainda produtos como cosméticos, bebidas regionais, moda amazônica e biojóias.

A Mundial Art contará com novidades vindas dos seguintes países: Síria, Líbano, Irã, China, Paquistão, Republica Tcheca, África do Sul, Turquia, Tunísia, França, Indonésia, Rússia, Republica dos Emirados Árabes, Ucrânia, Índia, Egito, Japão, Peru, Equador, Bolívia, Tailândia, Ilha de Java e Bangladesh. Do Brasil, participam também Tocantins, Ceará, Pará, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Distrito Federal e Goiás.

A Feira Mundial Art, além de ser uma oportunidade de negócio, é um opção de lazer cultural, arte e educação para crianças, jovens e adultos. No evento, haverá apresentações artísticas, palestras e oficinas de artesanato, no período de 24 de maio a 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas e, nos sábados e domingos das 10 às 22 horas.

Para a secretária da Setrab, Francinete Lima, “esta é mais uma oportunidade que o artesão amazonense terá de mostrar sua arte e realizar o intercâmbio de cultura e conhecimento, valorizando e estimulando o artesanato loca”.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.